Gestão ineficiente é entrave para pequenos negócios

Este é apenas um dos obstáculos enfrentados pelos pequenos negócios em todo o País; capacitação, concorrência, evolução tecnológica e recursos financeiros estão entre os demais

11 de outubro de 2023 às 21h20

img
Este é apenas um dos obstáculos enfrentados pelos pequenos negócios em todo o País; capacitação, concorrência, evolução tecnológica e recursos financeiros estão entre os demais

Dentro do panorama nacional, com 21 milhões de empresas ativas, 95% delas são pequenas e médias empresas, incluindo os microempreendedores individuais. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos negócios são responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e gerou 72% dos quase 1,9 milhão de empregos criados em 2022.

No entanto, por trás desses números, existem desafios enfrentados pelos empreendedores. Mapeamento realizado pelo projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil, em parceria com o Sebrae e a CDL/BH, revelou os principais obstáculos enfrentados por 1.334 pequenos negócios em todo o País.

O estudo identificou que a gestão do negócio, o crescimento das vendas e a atração de clientes foram mencionados como os desafios mais significativos. Além disso, foram citados problemas relacionados a recursos financeiros, mão de obra e produtos.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o programa Varejo Inteligente atende às necessidades dos pequenos negócios, fornecendo orientação e impulso para o crescimento. Ele destaca a importância de apoio e fomento ao empreendedorismo no País.

Entre os entrevistados, a proprietária da D’Casa Sabores, em Belo Horizonte, Gleice Martins menciona a dificuldade de aumentar o valor médio de consumo de cada cliente, o que impacta diretamente nas vendas. “Nossa maior dificuldade é aumentar o valor médio de consumo de cada cliente, o que, proporcionalmente, impacta no desempenho das vendas. Outro desafio é crescer a cartela de clientes para gerar e manter o capital de giro”, diz.

O que pode alavancar o negócio dos pequenos

Para impulsionar as vendas, Gleice Martins tem investido em estratégias como tráfego pago, listas de transmissão no WhatsApp, aplicativos de entrega e variedade de produtos. No entanto, ela reconhece a necessidade de uma nova visão do negócio e busca constante de conhecimento para melhorar seu empreendimento.

Segundo o presidente da CDL/BH e do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, a falta de capacitação técnica é uma das principais barreiras enfrentadas pelos pequenos empresários. “As barreiras enfrentadas pelos micro e pequenos empresários, muitas vezes, estão relacionadas à falta de capacitação técnica. Essa escassez reflete na gestão, no aumento de vendas, no faturamento, e em outros pontos como estoque e controle de caixa”, acredita

Além das dificuldades práticas, pequenos e médios empreendedores também afirmam ter sensibilidade em relação às mudanças do mercado, demandas dos consumidores, concorrência, evoluções tecnológicas e recursos financeiros limitados.

No cenário atual, enfrentar essas dificuldades e buscar constantemente inovação e conhecimento torna-se fundamental para o sucesso e crescimento das pequenas e médias empresas no Brasil. Esses empreendedores são agentes importantes na economia do País e merecem apoio e incentivo para continuarem prosperando.

Como ficaram os pequenos negócios no pós-pandemia

As grandes economias mundiais continuam se recuperando dos efeitos da pandemia de Covid-19 e com as pequenas empresas brasileiras não seria diferente. A maioria dos relatos apresentados no mapeamento traz informações sobre queda nas vendas, redução da cartela de clientes, concorrência do on-line com o físico, entre outros.

“Os pequenos empresários ainda sentem as mudanças criadas pela evolução do comércio on-line. Muitos ainda não conseguem cobrir os preços praticados pelas lojas virtuais e também têm dificuldade para implantar um e-commerce. A adaptação ao novo comportamento do consumidor e a transformação das lojas físicas são temas de atenção para as MPEs”, explica Silva.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail