IGP-M sobe 0,97% na 2ª prévia de outubro

20 de outubro de 2018 às 0h01

Rio de Janeiro – O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,97% na segunda prévia de outubro, após ter aumentado 1,34% na segunda prévia de setembro. A informação foi divulgada na sexta-feira, 19, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula alta de 9,34% no ano e avanço de 10,88% em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de outubro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, aumentou 1,24%, ante um avanço de 1,95% na segunda prévia de setembro.

O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,48% na prévia de outubro, depois de uma elevação de 0,16% em igual leitura de setembro. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve aumento de 0,36% na segunda prévia de outubro, depois da alta de 0,19% na segunda prévia de setembro.

O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 de setembro a 10 de outubro. No dado fechado do mês de setembro, o IGP-M subiu 1,52%.

IPAs – Os preços dos produtos agropecuários medidos pelo IPA Agrícola subiram 0,48% no atacado na segunda prévia do IGP-M de outubro. Na mesma prévia de setembro, houve elevação de 1,83%, informou a FGV.

Os produtos industriais no atacado, mensurados pelo IPA industrial, tiveram alta de 1,49% na segunda prévia de outubro, ante aumento de 1,98% na mesma prévia do mês anterior.
Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os bens finais subiram 1,04% na segunda prévia de outubro, depois da alta de 0,63% registrada na mesma prévia de setembro.

Os preços dos bens intermediários tiveram aumento de 2,07% na prévia de outubro, ante elevação de 1,98% na segunda prévia de setembro. Os preços das matérias-primas brutas aumentaram 0,44% na segunda leitura de outubro, após uma alta de 3,47% na mesma prévia de setembro. (AE)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail