Lançamentos aumentaram 42,81%

Ouvir a matéria 0:00 / 0:00

O mercado imobiliário residencial da capital mineira e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMH), já esboça alguma retomada da construção. A começar pelo número de lançamentos: de janeiro a outubro de 2017 foram 1.600 unidades. No mesmo período deste ano, somaram 2.285, um crescimento de 42,81% neste intervalo.

Apesar do aumento, nos primeiros dez meses do ano, o número de unidades vendidas ainda foi superior aos lançamentos, o que provocou uma redução do estoque disponível para comercialização. Entre janeiro e outubro foram vendidos 2.740 imóveis novos nas cidades, número 26,38% superior ao registrado em igual período do ano anterior, quando foram 2.168.
Dessa maneira, o estoque apresentou redução de 10,08%, passando de 4.644 apartamentos disponíveis para comercialização em outubro de 2017 para 4.176 em outubro deste ano.

E o cenário ainda pode ser agravado pela aprovação do novo Plano Diretor de Belo Horizonte, que já foi aprovado em primeiro turno na Câmara dos Vereadores. O texto propõe modificações que reduzirão o potencial construtivo na cidade e poderá trazer impactos danosos para o setor. É o que explicou o vice-presidente da área imobiliária do Sinduscon-MG, Renato Michel.

“A mudança do coeficiente para construção pode dificultar ainda mais o lançamento de novas unidades, o que levaria à falta de imóveis na Capital.

Como consequência, a queda na oferta e a falta de tempo hábil para novos lançamentos, o aumento no preço dos imóveis será inevitável. Isso impactará o consumidor e a cadeia produtiva que precisa vender, para investir em novos negócios e gerar novos empregos”, concluiu. (MB)

Sobre o autor

Mara Bianchetti

Editora do Diário do Comércio. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo UniBH. Premiada entre os jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marabianchetti/

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas