Mediante investimentos de R$ 54 milhões, a Privalia – outlet digital –, acaba de inaugurar um centro de distribuição (CD) em Extrema, no Sul de Minas Gerais. Com capacidade para atender a até 15 mil pedidos por dia no primeiro ano de operação, o empreendimento já nasce projetado também para acompanhar o crescimento dos próximos anos, estimado em 20%.
As informações são da diretora de Operações Brasil, Maria Fernanda Siqueira Neves, que justificou a escolha do município mineiro pela localização estratégica. “Extrema é uma cidade estratégica em termos de localização geográfica. Está próxima de São Paulo, de Belo Horizonte e também interliga as vias de fluxo para atendimento ao Nordeste”, explicou.
PUBLICIDADE
O novo CD integra a operação que antes estava distribuída por três outros armazéns terceirizados – dos quais, um já era localizado na cidade do Sul de Minas, e os outros dois no interior de São Paulo – e foi construído pela Fulwood Empreendimentos Imobiliários.
O terreno que abriga o empreendimento tem cerca de 48 mil metros quadrados, sendo a área total construída de 26,7 mil metros quadrados. Segundo a empresa, a operação de logística é feita pela ID Logistics e gera em torno de 400 empregos, entre diretos e indiretos. A transição dos estoques e logística da empresa já começou e prossegue até março do ano que vem.
Em termos de volume, o Brasil está entre os três maiores mercados da marca. Hoje a Privalia atende a cerca de 300 mil pedidos por mês e com o novo centro terão capacidade para atender a até 15 mil demandas por dia. No País, conforme a diretora de operações, os estados com maior volume de negócios são, pela ordem, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Os estados do Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste aparecem depois”, revelou.
Sobre o desempenho dos negócios, conforme Maria Fernanda Neves, em 2017, a Privalia contou com 5.768 campanhas ao longo do ano e recebeu 2.674.908 pedidos no mesmo período. Agora em 2018, com a inauguração do novo centro de distribuição, terá 100% da capacidade do espaço destinado à plataforma, o que poderá impulsionar ainda mais os negócios nos últimos meses do exercício.
“Já começamos o ano com crescimento superior ao que tínhamos estimado e devemos encerrar com 17% de aumento sobre 2017. Também por este motivo, estamos preparando a empresa para o desempenho nos próximos exercícios, que deverão manter este ritmo de crescimento”, ressaltou.
PUBLICIDADE
Presente no Brasil há dez anos, a plataforma foi fundada em 2006 pelos espanhóis Lucas Carné e José Manuel Villanueva. Além do Brasil, a Privalia está presente também na Espanha, Itália e México, oferecendo opções de moda (feminina, masculina e infantil), beleza, home&decor e lifestyle. Em 2016, a plataforma foi adquirida pelo grupo francês Vente-Privee, criador e líder mundial do conceito de flash sale, aumentando sua participação no mercado on-line.