Produção mineira de aço tem alta de 1,27%

No último mês, crescimento foi de 1,27%, mantendo o Estado na liderança em termos produtivos no Brasil

19 de maio de 2022 às 0h29

img
Minas Gerais lidera a produção siderúrgica nacional | Crédito: Divulgação

Minas Gerais liderou a produção de aço nacional em abril. No último mês, o parque siderúrgico mineiro foi responsável por quase 30% do total de 2,9 milhões de toneladas de aço bruto, com 871 mil toneladas produzidas. Enquanto a produção brasileira teve queda de 3,8% frente ao mesmo mês de 2021, a produção do setor no Estado ficou praticamente estável, já que naquela época foram produzidas 860 mil toneladas – avanço de 1,27% entre os períodos.

No acumulado do ano, o market share de Minas foi semelhante. Entre janeiro e abril, o Estado respondeu por 3,4 milhões das mais de 11,5 milhões de toneladas de aço bruto produzidas no Brasil. O resultado manteve o parque mineiro na liderança do setor siderúrgico nacional, seguido por Rio de Janeiro e Espírito Santo, com 27,9% e 22%, respectivamente.

A produção nacional diminuiu em relação às 11,7 milhões de toneladas dos primeiros quatro meses do ano passado. Já a mineira aumentou frente as 3,3 milhões de toneladas da mesma época. Os dados são do Instituto Aço Brasil , que destacou a queda após dois meses de forte elevação.

Em âmbito nacional, a produção de laminados foi de 2 milhões de toneladas, volume 9,6% inferior ao registrado em abril de 2021. Já a produção de semiacabados para vendas foi de 822 mil toneladas, um aumento de 28,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Minas Gerais respondeu por 29,2% dos laminados e semiacabados, com 835 mil toneladas produzidas no mês. Na comparação com abril de 2021, o desempenho do Estado ficou praticamente estável, uma vez que naquela época foram produzidas 833 mil toneladas. O Rio de Janeiro manteve a segunda posição, com 28% de market share e produção de 800 mil toneladas. Em seguida, veio o Espírito Santo (17,2%), produzindo 492 mil toneladas, e São Paulo (10,45%), produzindo 298 mil toneladas.

No País, as vendas internas recuaram 8,6% frente ao apurado no quarto mês do ano passado e atingiram 1,8 milhão de toneladas, enquanto o consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 2 milhões de toneladas, 10,4% inferior ao apurado no mesmo período de 2021. Mas na comparação com o último mês do ano que passou, foi registrado aumento.

As exportações brasileiras do mês passado somaram 1,2 milhão de toneladas, ou US$ 948 milhões, o que resultou em aumento de 43% e 44%, respectivamente, na comparação com o ocorrido em abril de 2021. E as importações foram de 223 mil toneladas e US$ 351 milhões, uma queda de 37,4% em quantum e uma alta de 2,3% em valor na comparação com o registrado no mesmo período do ano passado.

Perspectivas 2022

A previsão do Aço Brasil para este exercício é que a produção nacional de aço chegue a 36,9 milhões de toneladas. As baixas até aqui apuradas são justificadas, segundo a entidade, pela elevada base de comparação.
No fim do mês passado, o presidente-executivo do instituto, Marco Polo de Mello Lopes, destacou que o mercado do aço passa, desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, por variações intensas. Ele apontou, por exemplo, que, no início, a crise sanitária e o isolamento social resultaram, com efeitos mais agudos em abril daquele ano, em uma queda na demanda pelos produtos da cadeia do aço, seguida por um aumento nos preços das commodities.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail