Recuperação de crédito aumenta 6,29% em MG

6 de fevereiro de 2020 às 0h13

img
Crédito: Charles Silva Duarte

A maior geração de empregos em 2019 contribuiu para que houvesse aumento na recuperação do crédito e da quitação de dívidas em Minas Gerais. De acordo com pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), em 2019, foi verificada alta de 6,29% na recuperação de crédito. Em relação à quitação de dívidas, o índice aumentou 4,59% entre janeiro e dezembro de 2019, frente a igual período do ano anterior.

De acordo com o vice-presidente de promoção de negócios da CDL/BH, Marco Antônio Mendonça Gaspar, tanto o aumento da recuperação do crédito como a elevação da quitação de dívidas são importantes para estimular o comércio.

“Quando o consumidor consegue limpar o nome é extremamente importante para a economia, pois ele volta a ter acesso ao crédito, principalmente em relação a financiamentos de valores maiores, para compra carros e imóveis, por exemplo, o que é importante para fazer a economia girar”, explicou.

Segundo a pesquisa da CDL/BH, o indicador de Recuperação de Crédito de Minas Gerais fechou 2019 com um crescimento de 6,29%. A tendência de recuperação de crédito foi iniciada em maio de 2019, após um ciclo de 14 meses com o indicador apresentando queda na recuperação de crédito.

Fatores como inflação controlada, a taxa básica de juros no menor nível da história e melhora no mercado de trabalho formal – que apresentou crescimento de 19,3% do saldo positivo – possibilitaram um cenário melhor para que a população mineira quitasse as pendências financeiras e voltassem a ter acesso ao crédito.

“O pagamento do FGTS também contribuiu para que os consumidores quitassem as dívidas, limpassem o nome e voltassem a ter acesso ao crédito. Nossa expectativa é que o índice de recuperação do crédito continue subindo, principalmente, em função dos sinais macroeconômicos. Não teremos avanços substanciais, mas será um avanço gradual e contínuo”, explicou Gaspar.

Além da maior recuperação do crédito, o Indicador de Dívidas, no fechamento de 2019, também foi positivo no Estado. O índice apresentou um crescimento de 4,59% no ano. Esse foi o segundo mês que o indicador apresentou desempenho positivo após quase dois anos de retração.

Avanço – De acordo com a CDL/BH, a melhora da atividade econômica em Minas Gerais tem contribuído para que os consumidores organizem e quitem as pendências financeiras. A expectativa da entidade é que ocorra avanço das reformas estruturais propostas pelo governo estadual, o que somado ao plano de desburocratização irá contribuir para que a economia deslanche. Gerando melhorias no mercado de trabalho e aumento dos rendimentos reais dos consumidores, que conseguirão quitar as dívidas e recuperar o crédito.

“Outro fator que irá contribuir é a liberação anual do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A tendência é que os consumidores utilizem os recursos da conta para quitar dívidas”, disse Gaspar.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail