STF: Dino manda investigar onda de ataques a imagens religiosas em meio a caso N. S. Aparecida

Ministro Flávio Dino determinou que a Polícia Federal apure a suposta onda de vandalismo contra símbolos de diversas fés no País
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
STF: Dino manda investigar onda de ataques a imagens religiosas em meio a caso N. S. Aparecida
Foto: Rosinei Coutinho / SCO / STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) investigue indícios de uma suposta onda de ataques contra imagens religiosas nos últimos meses em diversas regiões do País. A decisão foi tomada em meio à guerra de liminares de ministros da Corte em relação a publicações que associam o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato à Presidência, a um projeto de lei para retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de padroeira do Brasil.

“Após a minha decisão proferida no último domingo, visando preservar a liberdade religiosa – especialmente em favor dos participantes do culto à Nossa Senhora Aparecida -, chegaram ao gabinete, por vários meios, notícias de várias partes do Brasil, demonstrando uma aparente onda de ataques nos últimos meses contra imagens religiosas”, afirmou Dino, citando casos ocorridos de março a setembro deste ano.

Após reproduzir o teor de notícias sobre episódios de vandalismo contra imagens de Nossa Senhora Aparecida e outros santos católicos, além de ataques contra terreiros de umbanda, o ministro afirmou que o quadro é “bastante grave” e que há indícios de diversos crimes: ultraje a culto, preconceito religioso, violência contra práticas religiosas, injúria qualificada por elemento religioso, ameaça, furto, dano, incêndio e violação de domicílio.

Dino ainda afirmou que a atuação da Polícia Federal é necessária diante da “repercussão interestadual, a necessidade de repressão uniforme e a natureza aparente de crimes contra os direitos humanos”.

Conteúdo distribuído por Agência Estadão

Lavínia Kaucz
Sobre o autor

Lavínia Kaucz

Agência Estadão


Publicidade Legal

Impresso

Ver outras datas

Digital

Ver outras datas
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas

Acessos importantes

Conteúdo Especial
Conectados 60+: os desafios e as oportunidades da inclusão digital na terceira idade