Negócios

Artecal registra aumento de 20% nos negócios de eletrocentros

Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Artecal registra aumento de 20% nos negócios de eletrocentros
O eletrocentro é uma estrutura que abriga equipamentos de controle de energia | Crédito: Dione Alves

Uma das reflexões que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe para o mundo dos negócios foi a necessidade do foco de atuação. A Artecal, localizada no município de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), especializada na fabricação de eletrocentros, por exemplo, está sendo beneficiada pela demanda de estruturas metálicas que abrigam dispositivos e equipamentos de controle de energia por parte do setor industrial.

Com isso, segundo o CEO da Epar Business (empresa responsável pela gestão da Artecal desde 2019), Eduardo Luiz, o volume de negócios está cerca de 20% superior ao apurado no ano passado, média que deverá ser mantida ao final deste exercício.

Conforme ele, a projeção é uma surpresa, pois assim como a maioria das companhias, a Artecal também esperava um impacto negativo diante dos resultados da pandemia.

“Na verdade, a empresa já começa a colher os frutos de uma opção estratégica de negócio com foco naquilo que sabe fazer de melhor. E isso acontece, justamente, no momento em que o mundo inteiro e todos os setores estão revendo seus conceitos e atitudes até com relação a desperdício de energia, tempo e dinheiro”, afirmou.

Na prática, de acordo com o executivo, o eletrocentro elimina etapas e processos na implantação de qualquer empreendimento. Além de ser rígida e transportável, a estrutura é projetada para abrigar dispositivos e equipamentos de controle de energia como cubículos de média e alta tensão, assim como nobreaks, painéis de controle de motores, painéis auxiliares, painéis de automação, painéis de inversores, ar-condicionado, sistema de detecção e combate a incêndio, entre outros equipamentos de acordo com as necessidades de cada cliente.

Conforme ele, a projeção da estrutura é resultante de uma solução que envolve tecnologia, condições como carga sobre o teto, situações de vento incidente e peso dos equipamentos internos, tudo analisado por cálculos estruturais.

“Trabalhamos para oferecer produtos projetados, desenvolvidos e fabricados dentro do padrão de qualidade, de acordo com as normas: AWS, ASTM, SAE, DIN, NBR e AISI. Somos a primeira empresa no Brasil a projetar e fabricar cabines de comando, atendendo a norma NBR 10152 (Níveis de Ruído para Conforto Acústico), com Laudo próprio de Garantia Acústica”, citou.

Diante da elevada demanda, a Artecal já prevê investimentos para o ano que vem na implantação de uma nova linha de pintura no centro de fabricação de peças e estruturas metálicas localizado em Juatuba, além da ampliação da verticalização da produção dos eletrocentros na unidade. Segundo Eduardo Luiz, a capacidade fabril da planta aumentará em cerca de 30%.

“Vamos produzir os insumos dos equipamentos, agregando valor ao negócio, verticalizando ainda mais a produção antes da entrega ao mercado. O objetivo é entregar mais solução e mais facilidade para os clientes, com a integração total do produto”, explicou. Hoje, a Artecal já é a segunda maior empresa em capacidade produtiva de eletrocentros do Brasil, ficando atrás apenas da multinacional Weg.

As áreas atendidas pela empresa são as indústrias de siderurgia, mineração, alimentação, energia e automobilística do País. Os principais negócios estão concentrados em Minas Gerais e há alguns projetos também no Centro-Oeste. Já os funcionários hoje somam 70 profissionais.

Sobre o autor

Mara Bianchetti

Editora do Diário do Comércio. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo UniBH. Premiada entre os jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marabianchetti/

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas