Comércio Varejista

Como alavancar as vendas no Natal?

Summit Comércio e Serviços, que acontece amanhã e depois (23) no Centro de Convenções da CDL-BH, vai abordar estratégias para ajudar a alavancar vendas de fim de ano

21 de novembro de 2023

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"O Natal promove a experiência da empatia, e faz aumentar a demanda por diversos produtos e serviços", diz Victor Mota | Crédito: Hannibal Hanschke/Reuters/Arquivo

Considerada a principal data para o comércio varejista, o Natal é muito esperado por comerciantes e lojistas, que já estão se mobilizando para obter os lucros tradicionalmente esperados para esta época do ano. Diante deste contexto, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) realizam amanhã e quinta-feira, a 5ª edição do Summit Comércio e Serviços.

Como o tema “Gestão em 5 passos: produto, produtividade, promoção, performance e pessoas”, o Summit Comércio e Serviços 2023 terá a participação de especialistas e profissionais renomados no mercado ligados ao marketing digital, vendas, gestão, inovação e finanças. Na ocasião, comerciantes e lojistas poderão se inteirar sobre o que é tendência neste segmento e buscar dicas para alavancar seus negócios nesta época.

“Esta edição traz temas fundamentais para a sobrevivência dos negócios, como: estratégias de venda, eficiência operacional, promoção eficaz, habilidades interpessoais e atendimento de excelência. Também vai apresentar as novidades no mercado físico e on-line, comportamento e consumo, além de ideias práticas para faturar mais em períodos mais movimentados, como na Black Friday e no Natal”, garante o presidente da CDL-BH e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O evento será realizado no Centro de Convenções da CDL-BH, situado à avenida João Pinheiro, número 495, no bairro Boa Viagem, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Dicas para micro e pequenos empresários do comércio

O especialista em Varejo do Sebrae Minas, Victor Mota, afirma que as festas de fim de ano são momentos favoráveis para vender e estabelecer uma base de clientes. Isso porque, conforme ele, o Natal promove a experiência da empatia, e faz aumentar a demanda por diversos produtos e serviços.

Assim como ocorrem com as lojas físicas por Minas Gerais, as empresas do Estado que atuam com vendas on-line também precisam de estratégias para estimular o consumo e elevar as vendas.

Segundo Mota, micro, pequenas e médias empresas que desejam aproveitar ao máximo as vendas de fim de ano e obter resultados promissores, precisam estar atentos a questões como preço, experiência de compra e bom relacionamento com o público.

O especialista também pontua que a ação de entregar mais valor pelo menor preço possível, faz a marca se diferenciar da concorrência. Em vez de competir apenas pelo preço, é fundamental destacar os benefícios únicos que os produtos ofertados podem proporcionar. Isso pode incluir qualidade excepcional, estilo exclusivo, durabilidade e um atendimento personalizado.

Além disso, ao agregar valor aos produtos, Mota aconselha definir um preço justo que corresponda ao melhor valor percebido pelos clientes, tornando-os mais propensos a investir. Também é importante oferecer uma experiência de compra memorável. Conforme ele, isso pode ser alcançado por meio de um atendimento personalizado, onde os vendedores estão preparados para entender as necessidades individuais de cada cliente e oferecer sugestões adequadas.

Outra dica do especialista é garantir com que o cliente possa experimentar os produtos e sentir que o atendimento é diferenciado, quando há um atendimento personalizado com boas dicas de escolhas.

Investir em embalagens personalizadas e brindes é uma alternativa para cativar os clientes | Crédito: Adobe Stock/Divulgação

Bom relacionamento com o público

Quando o assunto é reter cliente ou conquistar novos clientes, a palavra é relacionamento. E, para explicar esta necessidade, o especialista do Sebrae Minas ressalta a importância de conhecer o cliente e entregar mais valor que os produtos que a loja possui.

“Nas redes sociais de uma loja de vestuário, por exemplo, eu vou só colocar a foto de uma camisa apenas ou vou investir em conteúdos que invistam em dicas de autoestima para o meu público? As publicações de dicas de moda, de estilos, de postura são alternativas para engajar os clientes”, sugere.

Outra aposta é criar motes de campanhas ao longo de todo o ano e não somente para as vendas de Natal. “A marca que decide fazer campanha só no Natal tem mais dificuldades de ser lembrada. É preciso fazer motes para engajar o público ao decorrer de outras datas do varejo”, aponta.

Por último, é importante fazer a gestão de estoque. “O empresário precisa entender os momentos de pré-vendas de Natal e o de pós-vendas de Natal, e há uma diferenciação nestes dois cenários. Se na pre-venda estou com o estoque fresco, vou trabalhar com preços mais cheios, mas oferecendo oportunidades de compras. Mas se no pós-venda preciso trabalhar esses produtos remanescentes no meu estoque, é hora de fazer caixa com uma liquidação mais agressiva. Essas estratégias são importantes, ainda mais que as vendas tendem a cair naturalmente em períodos como o mês de janeiro e fevereiro”, conclui.

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