Havaianas produzida em Montes Claros é sucesso no mundo todo

Atualmente, são produzidos 51 mil pares/dia no Estado, número que deve chegar a 70 mil pares/dia ainda em 2023

1 de julho de 2023 às 0h27

img
A planta mineira fabrica 235 mil sandálias/dia, o que representa 35% do volume de produção, somando as quatro plantas | Crédito: Divulgação/ Alpargatas

O principal produto tipo exportação da Alpargatas, que produz as sandálias Havaianas, sai da fábrica de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, para diversos países. Trata-se da linha Havaianas Brasil, que carrega a bandeira verde e amarela nas tiras e encanta amantes do produto mundo afora. A marca está presente em mais de 130 países.

O modelo surgiu como edição limitada em 1998 para a Copa do Mundo de Futebol da França, na mesma época em que a Rainha Sílvia, da Suécia, foi vista usando um par de Havaianas em visita ao Brasil. A seleção brasileira perdeu para os donos da casa naquela final, mas a Havaianas Brasil fez sucesso e até hoje é o modelo que mais vende internacionalmente.

A fabricação do produto em terras mineiras teve início em meados do ano passado – antes a estava concentrada em Campina Grande (SP). E a demanda é latente. Para se ter uma ideia, atualmente, são produzidos 51 mil pares por dia, número que deve chegar a 70 mil pares a cada 24 horas ainda em 2023.

A informação é do vice-presidente Industrial da Alpargatas, Gabriel Aver. Segundo ele, este modelo é um símbolo para a marca dentro e fora do Brasil e a busca do mercado cresce a cada ano. “Em 2022 tivemos um boom nas vendas alavancado pela tendência “Brasilcore” e, com os jogos olímpicos no ano que vem, a propensão é que esse crescimento se mantenha para este e o próximo exercício”, disse.

Apargatas, que fabrica as Havaianas, pretende aumentar a produção

Inclusive, no início de junho, o DIÁRIO DO COMÉRCIO noticiou os planos da empresa de aumentar a produção na unidade mineira nos próximos anos. Para suportar o crescimento, a companhia já está ampliando seu Centro de Distribuição (CD) localizado em Montes Claros. O novo galpão deverá ser concluído agora no segundo semestre, com área construída de 30 mil metros quadrados e capacidade para 19,1 milhões de pares, ou seja, 38.513 posições.

A planta mineira fabrica 235 mil sandálias por dia, o que representa 35% do volume de produção, somando as quatro plantas da Havaianas no País. As demais estão localizadas em Campina Grande e Santa Rita, na Paraíba, e em Carpina, no Pernambuco. Já os centros de distribuição estão situados em Campina Grande (PB), Montes Claros e Extrema, no Sul do Estado.

“Estamos ampliando o CD para preparar a fábrica para futuros crescimentos. Estamos um passo à frente desse planejamento, olhando para o futuro, já que a construção de uma estrutura como essa demanda tempo”, explicou a diretora de Pessoas da Alpargatas S/A, Daniella Fagundes, na ocasião.

Embora não tenha dado detalhes sobre capacidade atual do centro nem status das obras, Daniella Fagundes também revelou, à época, que a ampliação não vai proporcionar grandes ganhos em volume em um primeiro momento, mas a organização dos estoques e preparo para futuras ampliações. Além disso, a nova estrutura será alimentada por energia solar.

Fábrica mineira

A capacidade de produção total da fábrica em Montes Claros é de 102 milhões de pares por ano. A unidade se destaca pela tecnologia de ponta. Entre os diferenciais, a alimentação dos equipamentos de dosagem de químicos e pigmentos digital, que garante 99,8% na integridade da formulação, e prensas movidas a energia elétrica, que geram um ganho de produtividade estimado em 30%.

Alpargatas

A Alpargatas é a maior empresa de calçados brasileira com atuação global. Com 116 anos de história, é dona da Havaianas, líder em calçados abertos, e de 49,3% da Rothy’s, marca digital norte-americana de calçados sustentáveis, e é dona da Ioasys empresa tech de inovação e transformação digital. A companhia comercializa seus produtos em mais de 130 países e atua diretamente em mais de 20 países. Com uma cadeia de suprimentos vertical, a Alpargatas possui seis unidades fabris no Brasil e mais de dezesseis mil colaboradores em todo o mundo.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail