• Buscar
  • Versão Impressa
  • DC Publicidade Legal
  • FAZER LOGIN
Assine

COTAÇÃO DE 1°/072022

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,3210

VENDA: R$5,3210

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,4300

VENDA: R$5,5240

EURO

COMPRA: R$5,5304

VENDA: R$5,5316

OURO NY

U$1.808,45

OURO BM&F (g)

R$308,57 (g)

BOVESPA

+0,42

POUPANÇA

0,6972%

OFERECIMENTO

Opinião

É preciso ser e também parecer

COMPARTILHE

googlenews
  • David Braga*
  • Em 22 de junho de 2022 às 00:27
Colunista David Braga
Crédito: Divulgação

“Não adianta ser, tem que parecer”. Este é um famoso ditado popular usado em nosso dia a dia. Nem sempre o que parece é, mas o que é, é necessário que pareça ser e acredito que isso possa ser usado em muitas situações da nossa vida. De que adianta você amar alguém, se não parecer que ama? No ambiente corporativo, de que adianta ter potencial no trabalho, se não mostrar que tem? Outros vários exemplos poderiam ser citados…

Mas e você, sabe exatamente qual imagem tem sido percebida a seu respeito por parte de seus familiares, colegas, líder, liderados ou mesmo clientes? Credibilidade é um assunto tão sério que impacta inclusive sua empregabilidade e quanto você vale. Não à toa, influenciadores digitais renomados cobram um alto valor para postarem em suas redes sociais, afinal eles vendem sua imagem, atrelada à credibilidade.

PUBLICIDADE




E para se conhecer bem, é necessário um profundo autoconhecimento, pois ao fazer esse exercício de auto-observação, você identifica em detalhes quais são seus pontos fortes e o que ainda precisa melhorar, tentando reajustar, quando necessário, seu posicionamento e sua imagem. Já sabemos que não é possível nos dividirmos em pessoas distintas – lado pessoal, lado profissional e lado familiar; não é verdade? Somos um só, e é nessa integralidade que devemos, cada vez mais, buscar sermos transparentes com nossa vida.

Dentro das empresas vivenciamos uma arena de egos, onde todos querem e precisam se mostrar eficientes. Mais do que títulos e posições, como você é como pessoa e como trata o outro são de suma relevância, pois é dessa forma que será lembrado. De nada valem várias formações acadêmicas, se você não trata as pessoas com quem convive com respeito e cordialidade, por exemplo.

Nunca foi tão necessário sermos verdadeiros, irmos além da casca que as pessoas possam ver. É preciso tal reflexão para entendermos se o que estamos fazendo está refletindo nos outros. Você já refletiu se vai além da casca ou fica na superficialidade? Como seres humanos, geralmente estamos em busca da aprovação de alguém, seja de nossos pais ou amigos, seja de nossos líderes ou mesmo clientes. Por tudo o que fazemos, esperamos minimamente um reconhecimento quanto aos nossos esforços daquilo que estamos entregando. E não há o menor problema nisso, desde que seja de forma equilibrada. O reconhecimento é a ponta do iceberg, ou seja, o resultado final de ações que fizemos. 

É provável que você conheça alguém que é o verdadeiro pavão, ou seja, sempre está em busca de aplausos e reconhecimentos e, em excesso com essa postura, indica uma tendência narcisista, egoísmo e até mesmo índole duvidosa. Não se pode ganhar sempre, tampouco acertar em tudo o que fazemos. Como seres humanos, somos falhos e estamos em constante evolução. Não temos todas as respostas para as questões e somos uma constante construção diária, trabalhando de forma co-criativa e colaborativa.

PUBLICIDADE




Diante disso, sempre importante refletir qual imagem estamos deixando nas pessoas. Percepção é algo de vital relevância para aqueles que desejam ter uma vida pessoal e profissional exitosa. Quando dizem o seu nome, o que irão falar? Coisas positivas ou negativas? Constantemente lidamos com pessoas dos mais variados perfis ao longo do dia e precisamos ser genuínos e transparentes nessas relações, afinal, lidaremos com pessoas que gostamos e com aquelas por quem não temos tanto apreço. O importante é sabermos encarar essas diferenças com a mente aberta, cordialidade e escuta ativa, afinal, sempre podemos tirar aprendizados de tudo o que ocorre conosco. 

Por isso, ser empático, cordial, educado, disponível a ajudar e buscar agregar onde estivermos deve ser um exercício diário, pois é assim que vamos deixando marcas positivas nas pessoas. E o que seria isso senão evolução e legado, com propósito; não é verdade? Te convido então a essa reflexão: qual legado você está deixando por onde passa?

* Sobre o autor: CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent. É conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral e Conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent
  • Tags: OPINIÃO
Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

Comunicar Erro

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

CONTEÚDO RELACIONADO

O governo arrecadou R$ 156,822 bilhões em abril, conforme os dados da Receita Federal | Crédito: PILLAR PEDREIRA / AGÊNCIA SENADO

Projetos no Senado buscam correção na tabela do IRPF

  • Por Diário do Comércio
  • Em 1 de abril de 2021
Hospitais de Minas Gerais recebem EPIs doados pela Vale

Vale doa kits de testes rápidos para Covid-19 para hospitais mineiros que atendem pelo SUS

  • Por Vale
  • Em 22 de maio de 2020
Projeto do arquiteto Luiz Ribeiro partiu do conceito da neuroarquitetura de “ambiente enriquecido” | Crédito: Gustavo Xavier

Mostra de decoração ocupa prédio do P7 Criativo

  • Por Mara Bianchetti
  • Em 2 de julho de 2022
Os azeites produzidos em Minas Gerais se destacam pela maior qualidade e frescor | Crédito: Epamig/Divulgação

Produção mineira de azeite tem expansão

  • Por Michelle Valverde
  • Em 2 de julho de 2022
O setor da construção civil é um dos que mais contribui para as emissões de gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera | Crédito: Divulgação

Construtoras intensificam adoção das práticas ESG

  • Por Daniela Maciel
  • Em 2 de julho de 2022

OUTROS CONTEÚDOS

Facebook Twitter Youtube Instagram Telegram Linkedin

Sobre nós

Diário do Comércio: veículo especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais, referência para empresários, executivos e profissionais liberais.

Fale Conosco: contato@diariodocomercio.com.br

© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Atendimento ao Leitor: (31) 3469-2001
De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00
Av. Américo Vespúcio, 1660 – Parque Riachuelo, Belo Horizonte – MG, CEP: 31230-250

Desenvolvido por Breno Ribeiro, Mara Bianchetti e Vitor Adler
Anterior
Próximo
  • Pesquisar
  • Ver artigos salvos
  • Movimento Minas 2032
  • Reformas por Minas
  • DC Publicidade Legal
  • CIEE
  • SME
  • Edição Impressa
  • Podcasts
  • Nossa História
  • Anuncie Conosco
  • Fale com a Redação
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!