Negócios

Gerencianet agora é Efí

Empresa anuncia novo posicionamento e reformula marca
Gerencianet agora é Efí
Crédito: Reprodução

Criada há 15 anos, em Ouro Preto (região Central), e em constante crescimento, a Gerencianet, especialista em recebimentos para pessoas físicas e jurídicas, apresenta novo posicionamento de marca e identidade visual, ganhando um novo nome: Efí Bank. Com isso, amplia seu portfólio para entregar soluções completas em finanças.

De acordo com a gerente de marketing da Efí Bank, Sabrina Carvalho, a mudança de nome evidencia o processo de amadurecimento pelo qual a companhia vem passando há alguns anos. O novo posicionamento também vem para consolidá-la no segmento financeiro e, assim, aproximá-la do seu público-alvo.

“Começamos gerando boletos e fazendo gestão financeira. Naquela época esse era um serviço inovador porque as pessoas dependiam dos bancos para gerar boletos e as pequenas empresas tinham grandes dificuldades. Ao longo do tempo integramos outros serviços e funcionalidades como link de pagamento, boleto próprio, Pix, e open finance, até virarmos uma instituição financeira em 2019. Atuamos como iniciadora de pagamentos – instituição regulada pelo Banco Central (BC) que atua como agente, conectando usuários e bancos mantendo uma conta transacional transparente – e em 2021, passamos a ser uma credenciadora – empresa que realiza a liquidação financeira das transações realizadas por meio de cartão de crédito e débito – e lançamos o nosso cartão de crédito próprio. A mudança de nome foi um processo cauteloso que começou em 2020. O novo nome indica o que fazemos hoje. A tendência é que nos tornemos um banco digital completo em breve”, explica Sabrina Carvalho.

O nome Efi, que carrega o ‘e’ do digital, o ‘Fi’ de finanças e ainda a lembrança do nome da mãe do CEO, Efigênia, que o ajudou no início da empresa em meados de 2007, peça fundamental na cultura de cuidado da empresa. O ‘Bank’ também é anexado para indicar o segmento de atuação da empresa.  

“Dona Efigênia foi fundamental para o surgimento da Gerencianet, cedendo espaço da casa e alimentando aqueles jovens que sonhavam em ter uma empresa de base tecnológica em um bairro humilde de Ouro Preto, onde o próprio acesso à internet era mínimo. Vem dela também essa cultura do cuidado. Somos uma empresa reconhecida pelo tratamento humanizado que dispensamos aos clientes e colaboradores. E, também ela colaborou muito para o nascimento de um polo de tecnologia em Ouro Preto. A cidade é conhecida pelo seu patrimônio histórico e pela mineração. Até hoje muita gente não sabe que Ouro Preto é um importante hub de inovação”, destaca.

Além da sede em Ouro Preto, a Efí tem escritórios em São Paulo, Belo Horizonte e Recife, A empresa conta com mais de 370 mil clientes em todo o Brasil e faz parte do grupo Gerencianet Holding, junto com a Efí Crédito, Financiamento e Investimento; Eva, de benefícios flexíveis; e Lesta, de atendimento. 

Entre 2021 e 2022, o volume transacionado pela Efí Bank saltou de R$ 15 bilhões para R$ 21 bilhões, um aumento de 40% o número de clientes passou de 290 mil para 370 mil (+ 27%), no mesmo intervalo. Para 2023, a projeção de faturamento é crescer 47% em relação a 2022.

“Para crescer precisamos de gente e, claro, também sentimos essa disputa por talentos. A própria cultura de cuidado da empresa, porém, fez com que muitas pessoas, mesmo assediadas pelo mercado, quisessem ficar. Cuidamos das nossas pessoas. Estamos com a semana de quatro dias em teste e temos as licenças maternidade e paternidade estendidas, por exemplo. Sete meses para as mães e um mês para os pais. Crescemos de forma sustentável, olhando para o futuro sem desvalorizar as nossas raízes. Para muitos pode parecer lento, mas nunca deixamos de crescer e queremos seguir assim”, completa a gerente de marketing da Efí Bank.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas