Financiamento de veículos cresce 10,9% em Minas e bate recorde no País
Minas Gerais acompanhou o bom desempenho do mercado de financiamento de veículos no Brasil em agosto. O Estado registrou crescimento de 10,93% em relação ao mesmo período do ano passado. Em agosto de 2025, os mineiros financiaram 54.004 veículos, enquanto no mês passado 59.907 vendas por financiamento foram consumadas, segundo dados da Trillia, linha de negócios da B3 dedicada a Dados, Analytics e Inteligência Artificial.
Apesar do resultado positivo de agosto no Estado, houve leve queda de 2,48% de financiamentos na comparação com julho. Foram efetuadas 61.433 operações ante 59.907 de vendas concluidas por este mecanismo. Entre janeiro e julho foram registrados 462.362 veículos financiados.
“A alta consistente de financiamento de veículos mostra a resiliência do mercado mesmo em momentos de volatilidade na economia. Agosto teve uma média de 32.568 veículos financiados por dia útil”, diz o superintendente de Relacionamento com Clientes na Trillia, Thiago Gaspar.

O resultado nacional também foi satisfatório, pois, de acordo com a Trillia, o mercado de financiamentos teve o seu melhor desempenho para o mês em 15 anos, mesmo em um cenário de juros altos e volatilidade econômica. Foram financiadas 683.928 unidades no período, o maior volume para agosto desde 2011, quando 729.672 veículos tiveram crédito aprovado. Na comparação com agosto de 2025, o crescimento foi de 10,4%.
Veículos leves em alta
No acumulado dos oito primeiros meses de 2026, foram financiados 5,1 milhões de veículos, crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. O avanço foi puxado principalmente pelos autos leves, que somaram 478 mil unidades financiadas em agosto, sendo 350 mil de veículos novos e 127 mil de usados. Na comparação com julho de 2026, houve alta de 1,4%.
As motos somaram 178 mil financiamentos, com 133 mil unidades novas e 45 mil usadas. O volume representa crescimento de 4,9% em comparação a agosto do ano passado. Já as vendas financiadas de veículos pesados totalizaram 27 mil operações, divididas entre 15 mil de novos modelos e 12 mil de usados. O crescimento foi de 10,4% na comparação anual.
No recorte regional, o Sudeste liderou a participação, com 42% do total. Em seguida, vieram Sul, com 20%, Nordeste, com 19,8%, Centro-Oeste, com 10,7%, e Norte, com 7,5%.
Preços dos carros novos voltam a subir em agosto
Os valores dos veículos tiveram reajuste para cima em Minas Gerais e no País, de acordo com o monitoramento da Tabela Auto B3. Os dados do levantamento indicam que os preços de transação dos veículos zelo quilômetro subiram 2,7% em agosto ante julho, revertendo a queda de 1,2% observada em julho. Todos os segmentos apresentaram aumento. No acumulado de 12 meses, a média do mercado de veículos novos ficou em -1,1%.
No mercado de veículos usados, agosto apresentou variação média de -0,1%, indicando estabilidade após a queda de 1,0% registrada em julho. O comportamento foi distinto entre os segmentos, com três categorias em alta, três em queda e os crossovers praticamente estáveis. No acumulado de 12 meses, a média do mercado de usados ficou em -3,9%.
Contratos atrativos
O crescimento nas vendas de veículos em Minas Gerais e no restante do País pode ser explicado, em parte, por dois fatores relacionados ao financiamento: os contratos passaram a ter prazos mais longos e o valor final dos automóveis caiu. Em agosto de 2025, a duração média dos contratos era de 45 meses; neste ano, o prazo foi esticado para até 47 meses.
Ouça a rádio de Minas