Produtividade no campo pode triplicar com análise de solo

18 de agosto de 2020 às 0h12

img
Atualmente, em Minas Gerais, o trabalho de análise de solo vem sendo feito em culturas como a do milho e soja | Crédito: Divulgação / Emater

A maior eficiência na produção agrícola é importante para ampliar a rentabilidade e também para reduzir os custos do plantio. Um dos principais pontos que vêm contribuindo para o aumento da produtividade são a análise e a correção do solo.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG)  tem desenvolvido, no Estado, uma campanha de análise de solo, que tem o objetivo de conscientizar e estimular os produtores em relação à importância do processo. O resultado tem sido positivo, com a produtividade podendo crescer cerca de três vezes nas propriedades que já adotaram a técnica.

De acordo com o coordenador de Fertilidade de Solos da Emater-MG, Márcio Stoduto de Melo, a campanha está presente em todos os escritórios da Emater no Estado e tem o objetivo de popularizar a técnica, que ainda não é amplamente utilizada pelos produtores.

Ele explica que, ao planejar o plantio, é importante analisar o solo. Para a análise são colhidas amostras do solo, que serão avaliadas em laboratório. Com o resultado, os extensionistas da Emater-MG conseguem identificar as carências e encontrar as melhores soluções para fazer a correção e repassar ao produtor rural.

“A campanha é importante para estimular a análise do solo e fazer as correções necessárias de forma correta. Normalmente, o solo, na nossa região, é muito ácido, o que é tóxico para as plantas. Ao fazer a análise química, física e biológica, é possível saber a real condição e buscar soluções”, destaca.

Ainda segundo Stoduto, com a análise do solo é possível racionalizar o uso de corretivos e fertilizantes, o que garante uma utilização mais eficiente dos produtos, reduzindo os custos.

Outra vantagem de se plantar em um solo analisado e corrigido é o ganho em produtividade. Segundo Stoduto, com o uso da técnica, é possível, em média, multiplicar por três a produtividade das lavouras. Com maior rendimento, a rentabilidade da produção é maior e também mais sustentável.

“Os resultados são muito positivos. Além de aumentar a produção através do melhor uso do solo e por ganhos em produtividade, ou seja, utilizando o mesmo espaço, ainda torna a produção mais sustentável. O rendimento maior também gera maior rentabilidade, o que é importante para os produtores, principalmente os pequenos, que são mais atendidos pela Emater”, explica Stoduto.

Culturas – No Estado, a análise de solo hoje é feita com maior frequência para o plantio de soja, milho, feijão, frutas, olerícolas e hortaliças. Nas pastagens, a técnica ainda é pouco empregada, mas é considerada importante por também gerar bons resultados.

De acordo com Stoduto, além da análise do solo feita em laboratório, a Emater também tem estimulado a análise da paisagem das áreas plantadas. A iniciativa é importante para avaliar visualmente se a utilização e proteção do solo estão corretas, o que evita a erosão e a perda de nutrientes do espaço.

“Com a análise da paisagem, conseguimos avaliar se o cultivo não está degradando o ambiente, o que é muito importante para evitar a erosão. A gente também estuda, junto ao produtor, se o uso do espaço está dentro da aptidão do terreno, o que garante a preservação do espaço e a maior produtividade. Nosso objetivo é que o produtor produza de forma equilibrada, com qualidade e de forma sustentável”, diz.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail