Iluminação pública: IP Minas receberá recursos do BDMG

26 de janeiro de 2021 às 0h15

img

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) viabilizou financiamento de R$ 15,5 milhões com recursos originados pelo Banco Europeu de Investimentos para a IP Minas, concessionária que tem contrato de parceria público-privada (PPP) com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A primeira de quatro parcelas foi liberada neste mês. Esta é a primeira operação do tipo realizada pelo BDMG, e que servirá de modelo para outros projetos.

Conforme o gerente de negócios do BDMG, João Paulo Barbosa Moreira, trata-se de uma linha muito recente. “Começamos a operar com essa linha em 2020, para fomentar ações de sustentabilidade, incluindo a eficiência energética”, explica. O processo é bastante rígido e durou cerca de oito meses, sendo que todos os requisitos foram atendidos. “A IP Minas foi muito bem avaliada, assim como as empresas que compõem a concessionária”, ressalta.

Moreira destaca que o processo incluiu análise de aspectos ambientais, como a destinação correta dos resíduos gerados durante a atuação dessas empresas, assim como resultados de economia aos cofres públicos, resultantes da implantação de um sistema energético mais eficiente. “Foi uma experiência muito importante e positiva. Agora esperamos replicar esse modelo construído junto à IP Minas para outros municípios de Minas Gerais”, afirma Moreira.

Durante todo o processo, a IP Minas contou com assessoria de Project Finance do Banco do Brasil de Investimentos. Formada pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, a IP Minas iniciou operação em dezembro de 2019. O contrato é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade.

Para o gerente da IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, a liberação desse recurso evidencia a solidez da atuação da concessionária. Inclusive, destaca que o parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves é composto atualmente por 27.231 unidades de iluminação pública, sendo que houve atuação em 19.114 pontos nesse primeiro ano de trabalho (16/12/2019 a 15/12/2020). A taxa de falha foi reduzida de 15,30% em dezembro de 2019 para 2,70% em dezembro de 2020, o que significa melhoria de 82% na prestação do serviço.

Interesse – O trabalho realizado tem chamando atenção. Nesta semana, uma comitiva da administração pública de São João del-Rei, no Campo das Vertentes,  visitou a concessionária. Em dezembro, a doutoranda Thais Nassaif esteve na IP Minas. Com experiência em planejamento urbano, graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo, atualmente dedica-se ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O foco da sua pesquisa é a difusão de PPPs em nível municipal na RMBH. 

Representantes do município de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) do Mato Grosso também visitam a IP Minas, assim como o embaixador da República da África do Sul no Brasil, Joseph Mashimbye, que conheceu as instalações no ano passado.

Durante as visitas, acompanhadas pelo gerente Grancer, foram apresentados o Centro de Controle Operacional (CCO), onde é feito o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública, e o software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail