Indústria da panificação teme nova alta nos preços do trigo

Safra ruim nos EUA pode resultar em nova escalada

30 de abril de 2022 às 0h29

img
Com os impactos da guerra da Ucrânia, o preço do pão francês subiu cerca de 20% neste ano | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

Passados dois meses do início da guerra na Ucrânia, o mercado do trigo e aquelas atividades que dependem da commodity já começam a perceber a estabilização dos preços do insumo, reajustados, principalmente, no início de março. No entanto, novas preocupações surgem: a safra nos Estados Unidos, que foi aquém das expectativas devido ao clima, e uma possível demanda concentrada no insumo produzido na Argentina.

A análise do presidente do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), Vinícius Dantas, considera que as altas relacionadas à guerra já foram contornadas, o que não significa, necessariamente, um respiro para as padarias. Somente neste ano, as panificadoras já sentiram uma alta de 20% do trigo, uma variação que pode subir com os resultados das safras atuais e do clima. 

“Os preços que tinham que subir com a guerra já subiram. Mas agora nós tivemos notícias de que o clima nos Estados Unidos não foi favorável ao trigo. Isso nos preocupa porque ficamos só com o trigo que vem da Argentina. E essa é uma questão internacional: todos irão comprar o trigo de lá”, pontua Dantas em relação à preocupação do aumento da demanda naquele país pressionar os preços. 

Hoje, conforme acrescenta Dantas, a maior parte do trigo utilizado no Brasil já é proveniente da Argentina. E, em alerta adicional, o presidente da Amipão destaca que os moinhos argentinos estão assumindo uma postura agressiva frente ao mercado e, ao invés de exportar o trigo, estão enviando a farinha de trigo pronta para a indústria. Apesar de isso não trazer impactos às padarias e indústrias, os moinhos brasileiros podem perder competitividade devido aos preços mais baixos praticados nos moinhos argentinos. 

Preços ao consumidor 

Com a absorção de cerca de 20% de alta no insumo que é base para a indústria da panificação, o repasse aos consumidores chegou a 11%, ainda conforme os dados da Amipão. Contudo, a estabilização momentânea percebida no preço do trigo contribui para que o pão francês, por exemplo, não sofra novas altas. O pãozinho doce, porém, não deve permanecer com o mesmo preço. Ainda de acordo com Vinicius Dantas, a margarina, o leite  e o ovo, ingredientes utilizados nas receitas para a fabricação do produto, são os novos alvos de altas nos preços. 

“As margarinas subiram excessivamente e o leite também por conta do período. Com a chegada do frio, nós sabemos que o pasto não existe. E a alimentação para o gado fica mais cara com o consumo da soja e do milho. E o pão doce continua aumentando pelo reflexo dos preços dos ovos durante a quaresma”, aponta Dantas. 

Diante dessa roda-gigante de preços e da inflação de itens como o leite, o comportamento do consumidor muda e incentiva estratégias das panificadoras. Na rede de padarias em que Vinicius Dantas está à frente como empresário, a Ping Pão, os clientes reduziram parte do consumo de pão francês. Mas ele acredita que por se tratar de um dos alimentos essenciais na mesa do consumidor, é possível incentivar o consumo com um ingrediente: a qualidade. 

“Eu trabalho com um produto de destaque em qualidade no mercado. E o cliente considera que vale a pena pagar um pouco mais por um produto que também é um dos mais baratos na mesa do brasileiro”, afirma Dantas. 

Além dos insumos diretamente relacionados à produção dos alimentos, outro material que impacta o preço é o papel, já que essa embalagem favorece a armazenagem dos pães.

Diante de todas as variáveis já apontadas, Vinicius acrescenta que é necessário encontrar um caminho para o equilíbrio dos preços, já que somente a correção de salários conforme a inflação não é suficiente para repassar a inflação dos insumos, sendo que todo o cenário econômico atual já chegou ao limite. 

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail