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Economia

MRS planeja aportes de R$ 800 milhões na RMBH

Renovação da concessão prevê implantação de ramal ferroviário e terminal integrador

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  • Por Mara Bianchetti
  • Em 18 de maio de 2022 às 03:30
Com sede em Juiz de Fora, a MRS Logística opera em 1.643 quilômetros de ferrovias em Minas, Rio e São Paulo | Crédito: Divulgação

O Plano de Investimentos da MRS Logística S/A, com sede operacional em Juiz de Fora (Zona da Mata), para o processo de renovação antecipada da concessão da malha ferroviária contempla, entre outras iniciativas, a implantação de um ramal ferroviário e um terminal integrador em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Com prazo estimado de consolidação de dez anos, os investimentos previstos chegam a R$ 800 milhões, enquanto os impactos contemplam a geração de 15 mil empregos, aumento de R$ 130 milhões em impostos e redução de gás carbônico emitido na atmosfera.

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A renovação da concessão da concessionária representará, ao todo, investimentos da ordem de R$ 31 bilhões ao longo dos próximos 30 anos. Esse valor é composto pela outorga da concessão, que será convertida em investimentos (R$ 9,7 bilhões) somada a mais R$ 21,3 bilhões a serem investidos na manutenção e expansão das atividades da MRS. Conforme publicado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO em 2019, pelo menos R$ 12 bilhões ficarão em território mineiro.

O plano para a renovação antecipada se encontra em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU), após ter sido validado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Ministério da Infraestrutura (MInfra). O Tribunal de Contas da União é a última instância de análise do documento e, conforme a empresa, a expectativa é que em breve seja levado para apreciação no plenário da corte.

A empresa explora uma malha de 1.643 quilômetros de trilhos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A companhia foi criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. A atual concessão expira em 2026 e deve ser renovada antecipadamente por 30 anos.

Segundo a MRS, quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no País passam pelos trilhos da concessionária. Com a renovação, a companhia deve duplicar o volume de carga geral transportada em sua malha, contribuindo para que o modal ferroviário saia dos atuais 15% para cerca de 40% ao longo dos próximos 10 anos.

Melhorias na malha ferroviária

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E o Projeto Igarapé, lançado ontem pelo governo de Minas, com a presença do governador Romeu Zema (Novo), faz parte desse processo. Por nota, a empresa disse que o novo terminal será fundamental para a interligação logística da região Sudeste via ferrovia, pois vai conectá-lo a outros terminais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, “criando uma alternativa logística eficiente e sustentável para o transporte de cargas conteineirizáveis”. Além da implantação do terminal, está prevista a construção de um ramal interligando a malha MRS ao empreendimento.

O ramal ferroviário terá aproximadamente 12 quilômetros de extensão e vai conectar Igarapé ao Ramal do Paraopeba, nas proximidades do município de Brumadinho. O empreendimento vai contar com pátio de cruzamento, dois túneis, com um quilômetro de extensão, e sete viadutos.

Já o Terminal Integrador do Igarapé será construído em um terreno de 166 mil metros quadrados, às margens da BR-381, e terá capacidade de movimentar cerca de 2 milhões de toneladas de cargas/ano, o que corresponde a 100 mil contêineres.

Outros investimentos 

A empresa também destacou que uma série de outros investimentos estão previstos para ocorrer no Estado como parte do plano de renovação da concessão, principalmente em obras voltadas à redução dos conflitos urbanos nas cidades onde a ferrovia está presente. Informações detalhadas dos projetos, segundo a MRS, serão dadas quando o processo for concluído.

De acordo com o governo do Estado, no contexto da renovação da concessão, ainda estão sendo garantidos investimentos na ordem de R$ 300 milhões, que serão aplicados na mitigação dos impactos da ferrovia com as comunidades que convivem com a operação ferroviária. Em Minas, serão 18 municípios beneficiados com a construção de 12 viadutos, 66 quilômetros de vedação da linha férrea, 25 sinalizações ativas, 39 passagens em nível revitalizadas, 53 direcionadores de fluxo, além da construção de 2 passarelas de pedestres.

Obras da MGC-455 são retomadas no Triângulo

As obras de complementação dos serviços de melhoramentos e pavimentação do Contorno Sul e adequação da rodovia MGC-455, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foram reiniciadas na segunda-feira (16) pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Os investimentos são de R$ 20,78 milhões para finalização do trecho de 19 quilômetros, dos quais 70% estão concluídos.

No local, homens e máquinas já executam os serviços de terraplanagem, em mais uma obra do Provias, pacote de obras rodoviárias do Governo de Minas. O prazo para execução do contrato é de 240 dias consecutivos.

“Esta obra, iniciada há cerca de 30 anos, finalmente vai ser concluída em aproximadamente um ano e passará a beneficiar diretamente, com mais segurança e melhor fluidez do tráfego, cerca de 600 mil pessoas, ao evitar a circulação de veículos de carga ou em viagem de longa distância pelas ruas centrais de Uberlândia”, destaca o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

Economia

O Anel Viário de Uberlândia tem uma função econômica estratégica porque conecta a produção do setor sucroalcooleiro de cidades próximas à BR-050, que corta o Triângulo Mineiro no sentido norte/sul, e por ela circulam cargas para estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

O diretor-geral do DER-MG, Robson Santana, avalia que o Contorno Rodoviário Sul de Uberlândia vai movimentar ainda mais a produtividade e a atração de investimentos para a cidade, que hoje se coloca entre 25 municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

“Os serviços complementares vão garantir a melhor fluidez do tráfego, sobretudo para o transporte das safras de grãos, e também consolidar a via como um importante corredor de escoamento da produção de álcool e frutas cítricas, muito cultivados no Triângulo e Goiás”, destaca.

Ponte – Na semana passada, foi autorizado o início das obras de complementação da construção de ponte sobre o rio Uberabinha, que terá 84 metros de comprimento, por 14,80 metros de largura, com investimento de R$ 4,5 milhões. A estrutura faz parte do trecho do Contorno Sul de Uberlândia. (Agência Minas)

  • Tags: Economia
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