Vendas dos supermercados em Minas registram alta de 8,52%

11 de dezembro de 2019 às 0h19

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A Amis mantém a projeção feita no início de 2019 de aumento de 4% das vendas dos supermercados mineiros no fechamento do ano - CREDITO:ALISSON J. SILVA

Os números são positivos para o setor de supermercados em Minas Gerais, assim como as perspectivas para o período natalino. Em outubro, o segmento apresentou incremento de 4,26% frente a setembro. Já em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 8,52%. A alta apresentada no acumulado do ano, de janeiro a outubro, soma 3,73%. Os dados foram divulgados ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

O presidente executivo da entidade, Antônio Claret, afirma que algumas ocorrências ajudam a interpretar esse cenário. No caso da expansão verificada em outubro em relação a setembro, há o fato de que o nono mês do ano, em geral, “é fraco”, conforme destaca o profissional.

“Não tem muito peso mesmo. São somente 30 dias e não tem uma data sazonal específica, falta uma data que o impulsione. Era assim também com novembro, até iniciar a Black Friday”, relata ele.

Quando se trata da comparação entre outubro deste ano com igual mês de 2018, o presidente executivo da Amis lembra que, por causa das eleições presidenciais, realizadas em dois domingos, o segmento não pôde vender bebidas alcoólicas, itens importantes no faturamento do setor. Mesmo assim, frisa Antônio Claret, o aumento de 8,52% nessa base de comparação é algo relevante a ser observado.

Expectativas – Com um acumulado do ano já em 3,73% de janeiro a outubro, as perspectivas são boas para o fechamento de 2019. “Esse número é um sinal de que a gente deve alcançar os 4%, conforme previsão realizada na virada do ano”, diz Antônio Claret.

O avanço nos números foi sentido, principalmente, agora no fim de 2019. Uma série de fatores contribuiu para esse resultado, conforme destaca o presidente executivo da Amis.

“Há a melhoria de emprego no Estado, um pouco mais de confiança no mercado, e as empresas estão injetando mais recursos”, diz ele, que cita ainda a reforma da Previdência como algo que teve reflexos na melhoria do humor da economia.

Natal – As tradicionais ceias de fim de ano também deverão ser mais fartas em 2019. Antônio Claret ressalta que as perspectivas de vendas para o período de Natal são de um aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, a alta foi de 2,46% na comparação com o Natal de 2017.

Nem mesmo a disparada dos preços da carne bovina deverá prejudicar esse quadro de expectativa positiva para o fim de ano. “Há a possibilidade de substituição por outros alimentos, como as aves”, ressalta Antônio Claret. O presidente executivo da Amis lembra, inclusive, que poderá haver um incremento nas vendas do peru, caso o preço da carne bovina permaneça mais alto.

“Além disso, há a previsão de que as vendas de panetones cresçam 10%, as de vinhos 7%, bebidas quentes 4% e cerveja 8%”, destaca o presidente executivo da Amis.

Já as perspectivas para o setor no ano que vem não estão fechadas pela entidade. “Ainda estamos ouvindo as empresas para fechar esses números”, relata Antônio Claret.

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