Especial

Prêmio José Costa chega à sétima edição com inovações

Crédito: Arquivo DC
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00

E como não poderia deixar de ser, as comemorações do 88º aniversário do Diário do Comércio incluirão a entrega do Prêmio José Costa – que chega a sua sétima edição, reconhecendo aqueles que fazem a diferença para o desenvolvimento de Minas Gerais. Em 2020, o evento amplia as possibilidades e alcance, uma vez que será 100% digital.

Para a presidente do DC, Adriana Muls, tanto a plataforma digital quanto as premissas do prêmio, reforçam o objetivo do Diário do Comércio em ser referência em jornalismo econômico inovador, propositivo e socialmente responsável para o fortalecimento da economia mineira.

Adriana Muls completou que o momento atual pede reflexões e ações de toda a sociedade para a construção de um novo modelo econômico e social. Por isso, segundo ela, o Prêmio José Costa faz um chamamento para a responsabilidade com a vida e com as escolhas. “É um convite para a articulação e construção conjunta do futuro que queremos. Uma união intersetorial para o fortalecimento e resgate do protagonismo de Minas, sem deixar ninguém para trás”, defendeu.

O Prêmio José Costa 2020 será realizado nos dias 28 e 29 de outubro e contará com a participação de representantes de diferentes setores, empresários, academia, ONGs, políticos, formadores de opinião e a sociedade em geral. As categorias levarão em conta os eixos estruturantes do Movimento Minas 2032.

“Assim como desde a primeira edição, em 2007, nosso intuito é reconhecer ações de iniciativas privadas, públicas ou de indivíduos. Além disso, como de costume, promover uma discussão ampla e conjunta que favoreça um novo e responsável ambiente de negócios em Minas Gerais”, concluiu.

Linha do tempo

2007 – Criação do Prêmio José Costa em parceria com a Fundação Dom Cabral
2009 – Realização da 2ª edição
2011 – Ampliação do formato e dos objetivos do projeto. Criação do Comitê de Avaliação. Realização do painel “Competitividade Responsável” e o envolvimento do Núcleo Petrobras de sustentabilidade
2013 – Inovar para Transformar – ações e desafios para novos modelos de negócios, antecipando discussões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Liderança Globalmente Responsável da ONU.
2015 – Construção para uma nação sustentável, continuação e validação das discussões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Liderança Globalmente Responsável da ONU.
2017 – Lançamento do Movimento Minas 2032 e a chegada de novas marcas apoiando o movimento.

Sobre o autor

Mara Bianchetti

Editora do Diário do Comércio. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo UniBH. Premiada entre os jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marabianchetti/

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas