COTAÇÃO DE 23 A 25/10/2021

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,6270

VENDA: R$5,6270

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,6730

VENDA: R$5,8030

EURO

COMPRA: R$5,6730

VENDA: R$5,6750

OURO NY

U$1.792,47

OURO BM&F (g)

R$327,87 (g)

BOVESPA

-1,34

POUPANÇA

0,3575%

OFERECIMENTO

INFORMAÇÕES DO DOLAR

Negócios

Grupo de investimentos compra mineira Farmax

COMPARTILHE

Com o negócio, expectativa é que a Farmax alcance R$ 1 bilhão em faturamento em 5 anos | Crédito: Divulgação/Farmax

A Vinci Partners Investments, líder em investimentos alternativos no Brasil, anunciou a aquisição da Farmax, sediada em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, uma das maiores plataformas de cosméticos e produtos de higiene pessoal do País, com portfólio de dez marcas: BeVeg, Farmax Vit, Hidrababy, Hidraderm, Mãos e Pés Farmax, Moskitoff, Óleos Farmax, Septmax, Sunless e Vasemax.

A partir da operação, o fundo de private equity VCPIII, gerido pela Vinci, se torna o único acionista da empresa, que é a quinta a entrar no portfólio do Fundo.

PUBLICIDADE

Com o negócio, a expectativa é que a Farmax alcance, nos próximos cinco anos, a marca de R$ 1 bilhão em faturamento. No ano de 2020, a companhia obteve receita bruta de aproximadamente R$ 400 milhões. O time atual de executivos, liderado pelo CEO Ronaldo Ribeiro, segue à frente da gestão.

“Com mais de 40 anos de existência, e 450 produtos nas linhas cosmética, farmacêutica e hospitalar, a Farmax tem uma trajetória ímpar, de muita tradição, legado e sólida reputação no mercado. O setor está em franco crescimento e estamos muito confiantes que nosso investimento contribuirá para que a Farmax, com sua equipe de primeira linha, posicione-se como um player cada vez mais relevante. A partir de agora, damos início a um acelerado ciclo de expansão”, afirma o sócio da Vinci Partners, Gabriel Felzenszwalb.

Ronaldo Ribeiro explica que, com a operação, estão previstos investimentos no aumento da capacidade do parque produtivo da Farmax, em marketing e inovação, por meio de pesquisa e desenvolvimento.

“O momento confirma que somos uma empresa sólida, estruturada e pronta para crescer ainda mais. A entrada da Vinci sustentará o próximo ciclo de crescimento da companhia. Com eles, apostaremos também na aceleração da nossa atuação na frente digital, no fortalecimento de nossas marcas e na aproximação com os consumidores, reforçando cada vez mais o nosso compromisso com ações sustentáveis”, celebra.

O executivo destaca ainda que a expectativa é multiplicar pelo menos por cinco o valor investido anualmente em inovação. A prioridade será convergida aos segmentos de cosméticos e dermocosméticos, que entregam alto valor agregado e rentabilidade diante de uma demanda crescente. Outro destaque será o crescimento em exportações para países da América Latina. Fusões e aquisições também estão no radar da companhia, em consonância à estratégia de consolidação da Vinci Partners.

Além da Farmax, o VCPIII possui atualmente em seu portfólio investimentos nas seguintes companhias: Domino’s Pizza (food service), Grupo Cura (healthcare), Vero Internet (telecomunicações) e Agibank (serviços financeiros).

Linha do tempo – A Farmax é uma das maiores indústrias de cosméticos e produtos de higiene pessoal do País. Com 41 anos de história, mais de 800 colaboradores diretos e um parque industrial de 60 mil m², a companhia possui 10 marcas que concentram mais de 450 produtos nas linhas cosmética, farmacêutica e hospitalar. Foi fundada e mantém sede em Divinópolis.

Com capacidade produtiva de mais de 20 milhões de unidades por mês e cerca de 250 milhões de produtos por ano, a Farmax integra, no mesmo parque industrial, laboratório de controle de qualidade, área de Pesquisa e Desenvolvimento e indústria de frascos, responsável por produzir 90% das embalagens usadas na companhia.

De acordo com o levantamento divulgado pela IQVIA – importante instituto de pesquisa para o mercado farmacêutico -, o portfólio da Farmax está presente em mais de 90% das farmácias do território nacional, além de milhares de supermercados, distribuidoras e lojas especializadas. Segundo dados da Kantar, a Farmax é líder de vendas em removedor de esmaltes por 14 anos consecutivos.

Além dele, outros itens lideram o ranking dos mais presentes na vida dos brasileiros, como soro fisiológico, óleos e bicarbonato de sódio. Sunless, marca de proteção solar da Farmax, está entre as mais vendidas do Brasil. No exterior, o portfólio da empresa alcança países da América Latina, como Bolívia, Panamá e Paraguai.

Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

OUTROS CONTEÚDOS

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!