Investimento de R$ 77 milhões levará internet móvel a áreas rurais de Minas
A CNH e a TIM Brasil anunciaram investimento de cerca de R$ 77 milhões para ampliar a conectividade em áreas rurais de Minas Gerais. O aporte será destinado à implantação de 97 novas torres de telecomunicações por meio do programa estadual Alô Minas III.
Segundo as empresas, a estrutura deve atender aproximadamente 1,5 milhão de hectares e beneficiar mais de 200 mil pessoas que vivem em regiões sem cobertura móvel adequada. A previsão é de que o projeto seja concluído em até 18 meses.
Além das propriedades rurais, a expansão da infraestrutura deve alcançar cerca de 47 escolas rurais, 11 unidades básicas de saúde e aproximadamente 11 mil propriedades agrícolas.
O investimento será realizado por meio de créditos de ICMS direcionados a projetos de expansão da infraestrutura de telecomunicações, mecanismo previsto no programa estadual para estimular a conectividade em regiões de baixo adensamento populacional.
A iniciativa amplia a parceria entre as duas empresas no desenvolvimento de soluções conectadas para o agronegócio. Um dos exemplos citados pelas companhias é o projeto Fazenda Conectada Case IH, desenvolvido em Mato Grosso, que registrou ganhos de produtividade, redução de custos e maior eficiência operacional a partir do uso de tecnologias integradas no campo.
Segundo o presidente da CNH para a América Latina, Rafael Miotto, a conectividade se tornou um fator estratégico para ampliar eficiência e sustentabilidade nas atividades rurais. Já o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, afirmou que a expansão da cobertura também deve gerar impacto social ao ampliar acesso a serviços digitais, saúde e educação em comunidades rurais.
Ouça a rádio de Minas