[EDITORIAL] Pensar para evitar erros

11 de janeiro de 2019 às 0h05

img

Na segunda metade dos anos 40, ao final da Segunda Grande Guerra, os brasileiros enxergavam pela frente um ciclo de prosperidade. Nesse contexto, entendiam ser necessário – e urgente – a capacitação de mão de obra de nível médio, tarefa que as próprias empresas, inicialmente nos setores industrial e comercial, se propuseram cumprir. Nascia o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ambos integralmente financiados pela iniciativa privada e sem recursos públicos. Por razões práticas, uma vez que não havia estrutura privada capaz de suportar o encargo, ficou acertado que as contribuições seriam recolhidas através do Instituto de

Aposentadoria e Pensão dos Comerciários, o antigo IAPC.
Foi assim que começou a ser construída uma história de sucesso, hoje assim amplamente reconhecida, embora seja também motivo de muita controvérsia. Com o correr dos anos o sistema cresceu e aumentou seu campo de atuação, sendo reconhecido hoje como um dos maiores e mais eficientes no mundo em seu campo de atuação, inclusive servindo de modelo para diversos países. Contam-se aos milhões os alunos que passaram pelos bancos de suas escolas, algumas delas classificadas entre as melhores do País, mesmo na comparação com estabelecimentos privados e premiadas até internacionalmente.

Seu financiamento – hoje mais conhecido como Sistema S – é custeado diretamente por empresas privadas, que recolhem entre 0,2% e 2,5% sobre suas respectivas folhas de pagamento. Apesar do sucesso reconhecido e aplaudido, não falta quem lhe atire pedras, na enganosa ideia de que se trata de dinheiro público, retirado dos bolsos dos contribuintes. Falar mal do Sistema S parece fazer parte de um roteiro antigo, que agora se repete nas promessas do ministro da Economia de “meter-lhe a faca” para reduzir as contribuições, que em parte já são voluntárias, pelo menos em 30%.

O argumento é desonerar a folha salarial e assim criar condições para maior e mais rápida geração de empregos. Parece fazer sentido, mas não é levado em conta que cada vez mais empregos dependem de qualificação técnica de qualidade, exatamente o que o sistema oferece. Com toda certeza é possível fazer mais e fazer melhor, com menores custos e, como regra, os dirigentes do Sistema S têm consciência disso. O que não faz o menor sentido é inviabilizar, ou até matar, uma experiência que deu muito certo, que disponibiliza mão de obra de qualidade e muito contribui para a inovação de que o País ainda é tão carente.

É portanto altamente recomendável pensar melhor a respeito, antes que uma decisão impensada, ou demagógica, ponha a perder um caso de reconhecido sucesso.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail