EDITORIAL | Um final diferente

16 de outubro de 2021 às 0h30

img
Crédito: REUTERS/Amanda Perobelli

Morta e enterrada, nos parece aceitável afirmar que a Operação Lava Jato, ao contrário do que se afirmava, não produziu os resultados desejáveis, do ponto de vista da maioria da população. Serviu sim, e muito bem, aos interesses que manipularam e conduziram os acontecimentos, enquanto o combate à corrupção voltou a ser apenas retórica e os acusados, a maioria pelo menos, continuam vivendo na mais santa paz. Tudo indica, com os bolsos bem fornidos. Como disse certa ocasião um estudioso de renome, o tempo da história é diferente, mais lento, o que significa dizer que nós, viventes, veremos a política tomar rumo e os políticos juízo.

São lembranças e reflexões que nos ocorrem a propósito de fatos mais recentes, as irregularidades, gravíssimas irregularidades, muito provavelmente criminosas, em que foi pilhada a Prevent Senior, uma das grandes operadoras de planos de saúde complementar em São Paulo. A empresa, que tem cerca de meio milhão de dependentes, e seus dirigentes estão no centro dos acontecimentos, sendo possível que seu destino seja o encerramento das atividades. Mais desemprego, maiores perdas econômicas e desabrigo para os assistidos, estes pelo menos livres dos riscos que aparentemente correram.

Empresas não cometem crimes, criminosos, não raro, são seus dirigentes e, como alguns disseram nos tempos de glória da Lava Jato, era preciso pôr foco nos CPFs e deixar de lado os CNPJs, na verdade cuidar de protegê-los, inclusive dos maus empresários. É de se indagar quanto terá custado ao País a não observância dessa regra elementar e o que terá significado, em termos econômicos, o colapso de algumas das maiores empresas brasileiras de construção e de tantas outras. Muito provavelmente, o maior dos prejuízos provocado pela, felizmente também finada, República de Curitiba.

Mais uma vez, embora agora num caso que aparenta ser isolado, estamos diante da mesma situação. O que se espera, o que se deseja, é que os crimes cometidos sejam apurados, fornecendo elementos para processos bem construídos e, ao final, condenações exemplares, conforme dita a lei.  Em síntese, nada que guarde semelhança com o passado recente e espetaculoso, principalmente no que toca à preservação das atividades da Prevent Senior, evidentemente entregue a mãos confiáveis, garantidos assim empregos, renda, serviços e impostos que de alguma forma ajudam a manter o Brasil de pé.

O que não se pode imaginar, muito menos aceitar, é que os mesmos erros sejam repetidos, na forma apontada acima.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail