Agronegócio

Leia também os ‘Curtas’ de Agronegócio desta quinta! (28/12)

Leia também os ‘Curtas’ de Agronegócio desta quinta! (28/12)
Crédito: Adobe Stock

Plena Alimentos é uma das 100 melhores do agro brasileiro

A Plena Alimentos, uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do País e com atuação expressiva no mercado internacional, é destaque em um dos principais rankings de negócios do Brasil. A empresa, integrante do Grupo CDM, foi listada entre as 100 maiores do agronegócio brasileiro pela revista Forbes. A cerimônia de premiação ocorreu neste mês, em São Paulo. Frente a 2022, a Plena subiu 22 posições no ranking Forbes Agro100 e agora ocupa a 69ª posição. Atualmente, a empresa mantém três unidades industriais de abate de bovinos, duas unidades industriais para beneficiamento de carnes e uma central de armazenagem e distribuição de produtos alimentícios em Minas Gerais, Tocantins e Goiás. Além das plantas frigoríficas, o Grupo CDM possui a maior e uma das mais modernas operações de confinamento de gado da América Latina, a Agropecuária Grande Lago, que tem unidades em Igaratinga, no Centro-Oeste do Estado, e em Jussara (GO), com capacidade de abater 180 mil bois por ano. Em 2024, a projeção é de um crescimento de cerca de 18% em relação ao registrado neste ano.

Circuito Frutificaminas terá mais etapas em 2024

O Circuito Frutificaminas, realizado pela Emater-MG, vai ser ampliado em 2024. Está prevista a realização de 18 etapas do evento, três a mais que em 2023. O circuito promove palestras técnicas com especialistas na área de fruticultura, em diferentes polos de produção do Estado. O objetivo é a atualização e capacitação de agricultores, estudantes e profissionais do setor. Criado em 2010, o Frutificaminas é considerado o maior evento da fruticultura mineira. Um dos temas que estará presente no circuito de 2024 é a cultura do marmelo, que já foi bastante expressiva em Minas Gerais. A procura pela cultura e pelos doces produzidos por pequenas agroindústrias é crescente. A empresa pública e a Universidade Federal de Lavras (Ufla) têm parceria em sete unidades demonstrativas da cultura do marmelo, instaladas em diferentes regiões de Minas. O Circuito Frutificaminas 2024 começa em março. Minas é o quarto maior produtor de frutas do Brasil.

CNA debate impactos do El Niño na soja e milho

A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na semana passada, uma reunião para tratar dos impactos climáticos na safra de soja e milho e avaliar medidas emergenciais em suporte ao produtor rural. O encontro teve a presença de representantes da Embrapa, da Aprosoja, da Abramilho e da consultoria AgResource Brasil. Para integrantes da comissão, a quebra de safra deste ano na produção de milho e soja é iminente. Outro assunto tratado na reunião foi a prorrogação do calendário de plantio da soja na safra 2023/2024. O presidente da Câmara Setorial da Soja do Mapa, André Dobashi, comunicou que o ministério planeja reunir não apenas a Câmara da Soja, mas também a do Milho e todos os elos da cadeia produtiva, em Brasília. O encontro, marcado para a segunda semana de janeiro, tem o objetivo de construir uma agenda que contemple ações estruturantes e emergenciais para o setor.

Egito abre mercado para material genético da codorna

O Egito acabou de abrir mercado para as exportações brasileiras de ovos férteis de codornas e de codornas de um dia. As negociações ganharam impulso após a missão conjunta dos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o das Reações Exteriores (MRE) a países africanos, no início deste mês. Entre janeiro e novembro deste ano, o Brasil exportou US$ 1,55 bilhão ao Egito, país que se consolida como um dos principais destinos de produtos agropecuários brasileiros na África, e o 19º no mundo. O novo anúncio soma-se à recente abertura do mercado egípcio para pescados e derivados, algodão em pluma, gelatina e colágeno, o que reforça a tendência de aumento das exportações brasileiras para aquele país.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas