Agronegócio

Projeto ‘Gôndola Certificada’ da Abic busca dar mais visibilidade aos cafés

Associação nacional aproveita Semana Internacional do Café (SIC) e realiza um dia antes, pela primeira vez no Estado, seminário técnico para indústria da torrefação
Projeto ‘Gôndola Certificada’ da Abic busca dar mais visibilidade aos cafés
Adesão dos supermercados ao projeto é voluntária e visa garantir qualidade e pureza dos produtos nas gôndolas | Crédito: Reprodução AdobeStock

O consumo de café no Brasil segue em ascensão. Conforme os dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), para este ano a projeção é que o consumo cresça entre 1,1% e 1,3%. Entre os principais fatores que estão impulsionando o consumo estão a melhoria da qualidade e a grande variedade de blends produzidos pela indústria da torrefação.

Com o mercado em constante evolução e buscando discutir os temas mais importantes para a indústria da torrefação, a Abic promoveu, pela primeira vez, em Minas Gerais, o Seminário do Café Abic e Sindicafé – MG. Durante o evento, foi lançado o projeto Gôndola Certificada, que, junto aos atacadistas e supermercados, pretende dar maior visibilidade aos cafés certificados.

O diretor-executivo da Abic, Celírio Inácio, explica que a indústria da torrefação tem grande importância no Brasil, que além de ser o maior produtor de café do mundo também se destaca sendo o segundo maior consumidor do produto. Ao longo dos últimos cinco anos, tanto o consumidor como o mercado do café mudaram e a qualidade passou a ser uma exigência. 

“O café torrado e moído é a alquimia feita pela indústria após a compra da matéria-prima. Os industriais no Brasil são privilegiados porque temos as duas espécies cultivadas no País à disposição. São vários terroirs diferentes e que são capazes de oferecer aos consumidores os melhores blends do mundo. Criamos o seminário para levar informações e discutir temas importantes junto aos industriais que atuam no setor. Nosso objetivo é descobrir os caminhos a percorrer para melhorar ainda mais o café produzido pela indústria e o mercado”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Entre os temas abordados ao longo do evento, que aconteceu em Belo Horizonte, foram discutidas as tendências legislativas e regulatórias na indústria do café e o panorama atual da logística reversa. Outro tema discutido foram os Protocolos Brasileiros de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados. Conforme Inácio, a metodologia de classificação foi desenvolvida pela Abic, é única e exclusivamente voltada para a avaliação do café após a torra. 

“A metodologia é brasileira, feita pela Abic, e está na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ainda este ano estará à disposição dos brasileiros e do mundo. Temos orgulho de dizer que o Protocolo de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados é nosso e vai ser utilizado no mundo”.

Abic lança projeto Gôndola Certificada em Minas Gerais

Durante o Seminário, a Abic lançou para Minas Gerais o projeto Gôndola Premiada. O objetivo é desenvolver um trabalho em parceria com os supermercados e atacadistas para que os cafés comercializados nas unidades sejam todos certificados pela Abic.

A medida é mais uma etapa para atender às estabelecidas pela Portaria 570, que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado, considerando requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem, nos aspectos referentes à classificação do produto.

A ideia, junto aos supermercados, é organizar as gôndolas conforme as categorias de cafés e garantir a qualidade e a pureza dos produtos. Através do Programa de Qualidade do Café, da Abic, os cafés são classificados em cinco categorias: Especial, Gourmet, Superior, Tradicional e Extraforte. 

“A adesão ao projeto é voluntária. Estamos trabalhando junto à Abras e às associações regionais para estimular a adesão por parte dos supermercados. O projeto é importante porque vai mostrar ao consumidor os cafés certificados, que têm diferenciais de qualidade e de segurança alimentar. Isso é fundamental para estimular o consumo de café, que só aumenta por causa da qualidade”.

Ainda conforme Inácio, o projeto Gôndola Certificada, quando adotado pelos supermercados, além de permitir que o consumidor escolha e leve para casa o café de preferência, ainda evita fraudes, o comércio de cafés impuros e também protege o supermercado, que é corresponsável pela mercadoria”. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas