Conab realiza novos leilões do cereal amanhã

Poderão participar do Pepro produtores rurais e cooperativas de oito estados e do DF

29 de novembro de 2023 às 0h14

img
Leilões são para apoiar produtores de vários estados na comercialização da safra 2023/2024 | Crédito: Couleur por Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará novos leilões para apoio à comercialização de trigo, safra 2023/2024, amanhã (30). Serão ofertadas por meio do prêmio equalizador pago ao produtor rural e/ou sua cooperativa (Pepro), 175.550 toneladas do cereal, e do Prêmio para o Escoamento (PEP), 154.300 toneladas do produto.

Poderão participar do Pepro produtores rurais e cooperativas de Minas Gerais; Bahia; Goiás; Distrito Federal; Mato Grosso do Sul; Paraná; Rio Grande do Sul, São Paulo e de Santa Catarina. Já o PEP é destinado às indústrias moageiras de trigo e aos comerciantes de cereais dos mesmos estados.

Cerca de 456 mil toneladas de trigo já foram negociadas nos leilões de apoio à comercialização e ao escoamento do cereal, realizados pela Conab. Nos leilões de Pepro e PEP realizados na quarta rodada de leilões, na última quinta-feira (23), foram negociadas 31.920 toneladas.

Estas ações são realizadas com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O apoio à comercialização por meio desses instrumentos pretende estimular a cadeia produtiva nacional do trigo, estabilizando o mercado e garantindo renda ao produtor rural – um dos objetivos centrais da Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM).

Os leilões foram autorizados pela Portaria Interministerial dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda, do Planejamento e Orçamento e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar n.º 12/2023, de 5 de outubro de 2023, que definiu um volume de recursos de até R$ 400 milhões para escoamento do produto em grão da safra 2023/2024 para fora dos estados de origem da produção. (Conab)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail