Epamig oferece curso gratuito sobre elaboração de vinhos em Caldas

A capacitação terá conceitos básicos, tanto para quem já produz quanto para quem quer ingressar no ramo

25 de janeiro de 2024 às 20h58

img
Curso é mais uma ação para fortalecer vitivinicultura no Sul e é para pequenos produtores | Crédito: Divulgação/Epamig

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai realizar um curso gratuito sobre vinificação, direcionado para pequenos produtores do Sul de Minas. O evento será na próxima terça-feira (30) na Câmara Municipal de Caldas em função das obras para reforma da vinícola experimental da Epamig, localizada no município.

A capacitação terá como foco conceitos básicos da elaboração de vinhos de mesa, cuja produção é mais significativa na região do entorno de Caldas. Os temas abordados serão: ponto de maturação e qualidade da uva; controle enológico; práticas gerais de elaboração de vinhos; análises básicas de uvas, mostos e vinhos; uso de leveduras e preparo do pé de cuba.

“Nosso objetivo é oferecer um curso com conhecimentos básicos, que possam auxiliar tanto participantes que já produzem vinhos em suas propriedades quanto interessados em ingressar na vitivinicultura”, ressalta a pesquisadora e enóloga da Epamig, Angélica Bender.

Ela completa: “É muito importante que o produtor venha para essas capacitações e procure pelo nosso apoio para auxiliarmos na padronização dos seus produtos e tirarmos dúvidas sobre a legislação, sobretudo se ele tem interesse em obter um registro para regularizar a sua produção”.

Fortalecimento

O curso de vinificação é mais uma ação para fortalecer a vitivinicultura no Sul de Estado. A pesquisadora iniciou um projeto em maio de 2023 e já foram cadastrados cerca de 50 produtores familiares de Caldas, Santa Rita de Caldas e Andradas. O trabalho envolve reuniões periódicas com os produtores de uvas e vinhos da região, visitas às propriedades, acompanhamento das colheitas, coletas de amostras para análises laboratoriais e elaboração de laudos técnicos que são entregues a cada um dos vitivinicultores cadastrados.

“Estamos também montando um banco de dados para avaliarmos qual tem sido o impacto das nossas ações na qualidade e no padrão dos produtos. Vamos avaliar se houve evolução ao longo de quatro anos e identificar quais têm sido os principais problemas enfrentados pelos produtores”, apontou Angélica Bender.

As inscrições para o curso de vinificação devem ser feitas pelos telefones (49) 9 9133-0703 e (35) 9 8405-9071, ou pelos e-mails angelica.bender@epamig.br e rvmota@epamig.br. Haverá certificado de participação para aqueles que se interessarem. (Epamig)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail