Epamig desenvolve projeto para incentivar alternativa de alimentação animal

23 de janeiro de 2021 às 0h15

img
#Agronegócio | Imagem: Pexels / Arte: Will Araújo

O uso de silagem de trigo para alimentação de bovinos cresce cada vez mais no Brasil, sobretudo em estados da região Sul do País. O produto, que apresenta uma série de vantagens, pode ser oferecido tanto para gado de leite como para gado de corte. Em Minas Gerais, porém, a silagem de trigo ainda não é um recurso utilizado em larga escala. Nesse sentido, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Epamig) desenvolve um projeto para impulsionar essa alternativa de alimentação animal. 

O pesquisador da Epamig Maurício Coelho explica que boa parte das cultivares de trigo disponíveis e adaptadas para as condições de clima e solo de Minas Gerais não são aptas para a silagem de trigo devido a características anatômicas. Segundo ele, as espigas de trigo normalmente contêm uma estrutura denominada “arista” que dificulta a digestão por parte dos animais e inviabiliza a utilização do trigo como silagem. 

“As espigas possuem uma estrutura que a gente chama de arista, que é altamente recalcitrante, dificulta a digestão da silagem e, às vezes, acaba até ferindo o rúmen dos animais. Pouquíssimas cultivares de trigo no Brasil, tanto para uso em forma de silagem quanto para produção de grãos, não possuem essas aristas”, explica Maurício.

Para resolver o problema, a Epamig realizou pesquisas com a cultivar de trigo MGS Brilhante, que não possui aristas e está plenamente adaptada às condições edafoclimáticas de Minas Gerais, já utilizada por produtores para produção de grãos. 

A MGS Brilhante tolera temperaturas mais elevadas e certo déficit hídrico na entressafra. Além disso, a cultivar, de porte alto, é resistente ao tombamento (acamamento). Em condições de sequeiro com incidência regular de chuvas no período de março a setembro, a MGS Brilhante produz entre 25 e 35 toneladas de silagem por hectare. Já sob irrigação, a cultivar produz mais de 50 toneladas de silagem por hectare.

Ao longo dos últimos anos, a Epamig conduziu uma série de estudos para avaliar em campo o desempenho da silagem de trigo produzida a partir da cultivar MGS Brilhante. Os resultados são positivos e vantajosos. (Com informações da Epamig)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail