Parceria prevê doação anual de 10 mil toneladas de fertilizantes em 270 municípios mineiros

A expectativa é a de que cerca de 2 mil agricultores sejam beneficiados por ano

29 de janeiro de 2024 às 13h20

img
Fertilizante da Harsco Environmental será doado a agricultores mineiros. Foto: Harsco Environmental / Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (29), o Governo de Minas oficializou nova parceria com a empresa Harsco Environmental para a doação anual de pelo menos 10 mil toneladas de fertilizantes para a agricultura familiar de 270 municípios mineiros.

A expectativa é a de que cerca de 2 mil agricultores sejam beneficiados por ano.

O documento foi firmado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, pelo diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Otávio Maia, e pelos representantes da Harsco Environmental: o presidente na América Latina, Wender Andrade Alves, e o diretor, Celio Eduardo de Oliveira.

Os parâmetros para distribuição e logística serão definidos pela Seapa, em conjunto com Emater-MG, prefeituras e entidades do setor rural. Em paralelo, a empresa de assistência técnica fornecerá orientações aos pequenos produtores beneficiados sobre o uso adequado do produto.

Inicialmente, serão contemplados agricultores de municípios de nove unidades regionais da Emater-MG no estado:

  • Belo Horizonte,
  • Governador Valadares,
  • Guanhães,
  • Ipatinga,
  • Manhuaçu,
  • Muriaé,
  • Ponte Nova,
  • Sete Lagoas
  • e Viçosa.

As regionais e os municípios selecionados estão localizados em um raio de até 300 quilômetros do município de Timóteo, na região do Vale do Rio Doce, onde a empresa parceira tem unidade em Minas Gerais.

Os agricultores, silvicultores e pecuaristas selecionados devem ser, necessariamente, atendidos por extensionistas da Emater-MG.

Os resultados esperados incluem a melhoria dos solos, o aumento da produtividade, a recuperação de áreas agricultáveis e de pastagens degradadas, com a consequente redução da pegada de carbono.

O produtor rural e vice-presidente da Associação de Agricultores Familiares da Região do Vale do Aço (Agrifarm), José Aparecido Caladão, de Coronel Fabriciano, é um dos beneficiados pela entrega.

“Receber esses fertilizantes será muito importante, principalmente neste início de ano, para alavancar o nosso solo. O nosso pessoal é muito simples e isso vai nos ajudar demais na produtividade, na economia, porque são pessoas que basicamente vivem da terra”, disse José Aparecido.

Além de comercializar para mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a associação realiza donativos do excedente produzido para o Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal, oferecendo produtos como abóbora, cebola e hortaliças.

“Hoje, nós atendemos 200 famílias de Coronel Fabriciano acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), levando dignidade e alimentos de qualidade para essas pessoas em situação de vulnerabilidade. A parceria com a Agrifarm é de suma importância para esse trabalho”, relatou o coordenador do Banco de Alimentos, Eder Mendes Nogueira.

A Associação de Agricultores Familiares da Região do Vale do Aço tem, atualmente, 28 associados e, nos seus cinco anos de existência, sempre foi assistida pela Emater-MG.

governo agricultores fertilizantes
Distribuição para pequenos produtores de 270 cidades mineiras será definida com entidades do setor rural, prefeituras e iniciativa privada/ Crédito: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Protocolo de intenções

Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a vinculada Invest Minas e a Harsco Environmental assinaram protocolo de intenções com o objetivo de formalizar o interesse da empresa em investir no estado, e o compromisso do Governo de Minas em viabilizar a colaboração.

Para os próximos dois anos, está previsto um aporte de R$ 220 milhões da parceira privada em Minas Gerais.

“Essa iniciativa representa o nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental e esperamos que inspire outras semelhantes”, pontuou o presidente da Harsco Environmental na América Latina, Wender Andrade Alves.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail