Megaleite volta presencial após dois anos

27 de abril de 2022 às 0h30

img
Crédito: Divulgação

O arrefecimento da pandemia de Covid-19 tem permitido a retomada dos eventos agropecuários. Após dois anos sem o evento presencial, o Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, sediará a principal exposição do setor leiteiro, a 17ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite – a Megaleite 2022.

As estimativas para o evento são positivas e é esperado um faturamento superior a R$ 30 milhões, valor registrado ao longo da última edição presencial, realizada em 2019. O evento acontecerá de 15 a 18 de junho.

De acordo com o superintendente-técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando), Leandro de Carvalho Paiva, o evento é importante para o setor já que reúne a melhor genética das raças leiteiras, prestadores de serviços e produtos de alta tecnologia.   

“As expectativas são as melhores possíveis. Com a retomada do evento, esperamos superar o faturamento da última edição, em 2019. É uma oportunidade para que o pecuarista conheça a melhor genética e também tenha acesso a serviços e produtos de alta tecnologia, que podem auxiliar na produção. A Megaleite oferece várias oportunidades, desde o acesso a material genético de qualidade para aprimorar o rebanho até produtos de alta tecnologia”, diz. 

Apesar do otimismo, o desempenho da Megaleite 2022 pode ser impactado pela crise enfrentada pelo setor leiteiro. Com a alta dos custos, em destaque para os grãos como soja e milho, e um mercado enfraquecido, os preços pagos aos pecuaristas estão abaixo do necessário, o que vem desestimulando investimentos na produção leiteira e pode afetar a decisão dos pecuaristas ao longo do evento. 

De acordo com Paiva, as inscrições para os animais que participarão das competições de pista e torneio leiteiro já estão abertas e a expectativa é receber cerca de 1.500 animais das principais raças leiteiras do País, dentre elas Girolando, Gir Leiteiro, Guzerá e Guzolando, Jersey e Jersolando, Simental e Simbrasil. 

As inscrições da raça Girolando podem ser feitas pelo Portal Web Girolando e vão até o dia 5 de junho. Já para o Torneio Leiteiro, o período de inscrições vai até 27 de maio.

Nesta edição, a Megaleite terá leilões de animais, entre os dias 15 e 17 de junho, tanto presencial como virtual. Até o momento, o calendário conta com oito pregões das raças Girolando e Gir Leiteiro.

Dentre as exposições programadas, a Megaleite sediará a 31ª Exposição Nacional de Girolando, que terá 600 vagas para as competições de julgamento e 22 para o torneio leiteiro.

Em relação aos visitantes, a estimativa é receber mais de 60 mil pessoas, tanto do Brasil quanto de outros países da América Latina.

“Será uma grande retomada ao formato presencial, após dois anos de pandemia, e, para isso, estamos preparando muitas novidades, como lançamentos técnicos, premiações e eventos direcionados para divulgação dos benefícios do leite para a saúde humana”, explicou o presidente da Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho.

A Megaleite 2022 é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail