São Gotardo vai implantar Centro de Referência em Olericultura

Ideia surgiu em 2022, durante a 9ª Fenacampo – Feira de Agronegócios do Alto Paranaíba

24 de janeiro de 2024 às 5h11

img
Cultivo de hortaliças e legumes tem forte representatividade na geração de trabalho e renda | Crédito: Adobe Stock

Um curso de qualificação em operação e manutenção de tratores agrícolas realizado essa semana marcou o início de um projeto que será implantado em São Gotardo, no Alto Paranaíba, e vai atender a todos os interessados em fortalecer o cultivo de hortaliças e legumes na região: o Centro de Referência em Olericultura. A unidade foi criada por iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo, que conta com o apoio do Sistema Faemg Senar.

O centro começou a surgir em 2022, como uma ideia do presidente do sindicato, Rodolfo Molinari da Costa, que solicitou apoio do Sistema Faemg durante a realização da 9ª Fenacampo – Feira de Agronegócios do Alto Paranaíba.

O objetivo será desenvolver conteúdos específicos e treinamentos para produtores e trabalhadores, além de ser referência em boas práticas para a cadeia produtiva, como explicou o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior. “Iniciaremos com o curso de qualificação e avançaremos conforme demanda dos produtores e necessidades do mercado de trabalho. A unidade de treinamento será o sindicato e nossa intenção é investir em conhecimento para ser multiplicado entre os produtores. É importante destacar que a olericultura tem forte representatividade na geração de trabalho e renda para o Estado”.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Carvalho, esteve nas aulas da turma pioneira. Ele acrescentou que serão ofertados vários tipos de cursos no local, sejam de olericultura ou de atividades de apoio à atividade, bem como treinamentos em EAD. “Tenho certeza de que será um sucesso. Convidamos os produtores da região a procurarem o Sindicato de São Gotardo e se informarem sobre como a iniciativa poderá melhorar sua produção”, ressaltou.

Todas as atividades do Centro de Referência em Olericultura serão feitas na estrutura do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo, no Parque de Exposições da cidade. “Essa é uma primeira iniciativa e a ideia é expandir o conhecimento ali produzido para outras regiões do Estado, além de promover a formação de instrutores”, acrescentou o superintendente do Senar Minas. (Sistema Faemg Senar)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail