Ars Nova Coral apresenta “Restauração”

11 de maio de 2022 às 0h25

img
Crédito: Duda Bona

O Ars Nova Coral da UFMG marca seu retorno aos concertos presenciais com a apresentação “Restauração: O nosso canto é de fé, pacificação e cura”. As exibições acontecerão hoje, na Igreja da Boa Viagem, às 19h30, e amanhã, no pátio aberto do Conservatório UFMG, às 20h30.

Desta vez, o coro trará, em seu repertório, diversas obras de quatro compositores diferentes. Algumas delas já foram apresentadas pelo coro em ocasiões anteriores, como é o caso dos cinco movimentos da obra Five Negro Spirituals”, composta por Michael Tippett. Já outras, como História di Jephte, de Giacomo Carissimi, nunca haviam entrado na lista de partituras do coro.

A obra do compositor italiano, tema principal da apresentação, é um dos primeiros oratórios da história da música e é considerada como uma das peças mais relevantes do movimento barroco. Classificado como um gênero dramático que usa recursos da ópera – com exceção dos cenários e figurinos -, os oratórios visam explorar a performance de solistas, o acompanhamento de instrumental e a ação do coro como comentarista.

O maestro Lincoln Andrade, responsável pela seleção do repertório e regência do concerto, afirma que assim como o oratório de Jephte, baseada na história do antigo testamento da Bíblia, “todas as demais obras do repertório envolvem um contexto de guerra e desarmonia”. Segundo o Regente, em paralelo ao cenário conflituoso, as composições selecionadas também se mostram como uma alternativa a favor da pacificação e da cura.

“Restauração” também marca a retomada dos concertos presenciais do Ars Nova que, após cerca de dois anos em atividade remota, volta a apresentar-se publicamente nos espaços físicos. Desde o início da pandemia, o coro se dedicou a manter o ritmo de trabalho através de mini concertos e coros virtuais, que uniam as gravações individuais de cada corista por meio da edição de vídeo. No total, foram publicadas 15 apresentações, com repertórios de sonoridades, temáticas e épocas diversificadas.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail