CURTAS DC MAIS | 01/07

1 de julho de 2022 às 0h25

img
Crédito: Freepik

Doações para a Santa Casa

A Santa Casa de Belo Horizonte está realizando um bazar beneficente, com a arrecadação de doações de roupas, sapatos, brinquedos, sabonetes e pasta dental. O recente incêndio ocorrido no hospital aumentou a necessidade de apoio da sociedade  à instituição. A Santa Casa de Belo Horizonte busca a reconstrução após o incêndio que matou três pessoas na última segunda-feira. No total, os prejuízos materiais somam cerca de R$ 5,5 milhões, entre destruição de quartos, enfermarias e 50 leitos de UTI. As doações em dinheiro podem ser feitas no pix da Santa Casa BH (doacoes@santacasabh.org.br).

Grupo Galpão no cinema

Uma das mais importantes trupes teatrais do país, o Grupo Galpão celebra 40 anos e apresenta, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, filmes realizados por eles e com eles. Hoje e amanhã, serão exibidos documentários e curtas que fazem parte da história da trupe. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados exclusivamente na bilheteria do cinema 30 minutos antes das sessões. Hoje, às 20h20, na Sala 2, será exibido o curta-metragem “Partida de Vôlei À Sombra do Vulcão”, dirigido por Clarissa Campolina e Fernanda Vianna, .A película é uma peça-filme, uma jornada entre o teatro e o cinema inspirada nas narrativas do realismo fantástico. Em seguida, será a vez do documentário “Moscou”, dirigido por Eduardo Coutinho. O filme mostra a tentativa do Grupo Galpão de montar, em três semanas de ensaios, a peça teatral “As Três Irmãs”, de Tchekhov. Com um detalhe: a peça jamais será apresentada ao público.

Instrumental Villa-Lobos

Hoje e amanhã, às 19h, a Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, recebe diversos músicos mineiros para apresentação do Instrumental Villa-Lobos. O projeto é uma extensão do Festival Villa-Lobos, idealizado e produzido pelo Selo Karmim, que homenageia o maestro por seus 135 anos e agora faz parte do programa “O Modernismo em Minas Gerais”, projeto criado por meio de uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado (FCS), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Appa Arte e Cultura. O evento é presencial e gratuito e tem como objetivo ampliar e fortalecer os processos de democratização do acesso à produção cultural no Estado e resgatar a música de Villa-Lobos, bem como sua influência na música mineira. O Instrumental Villa-Lobos tem a participação de músicos que interpretam obras do compositor modernista, como Fernando Araújo, Renata Xavier, Celso Faria, Patrícia Valadão e a família Barros.

“Astronomia da Bandeira”

A criação da bandeira oficial do Brasil teve forte influência da astronomia, há 133 anos, quando o País se tornava uma república. Com o objetivo de retomar parte dessa história, a partir de curiosidades sobre a concepção do lábaro estrelado, o Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, promoverá amanhã, às 15h, a oficina “Astronomia da Bandeira”. As estrelas da bandeira nacional, basicamente, refletem o céu da data de Proclamação da República, visto do Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, às 8h30, quando o novo regime de governo foi adotado no país. Cada uma delas representa as unidades federativas: atualmente os 26 estados e o Distrito Federal. A participação é gratuita, mas é necessário que os interessados retirem uma senha na recepção do museu no dia da atividade. A oficina contará com até 15 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos.

“Pluft, o Fantasminha”

O Teatro Francisco Nunes recebe no próximo domingo, às 17h, o espetáculo infantil “Pluft, o Fantasminha” da Copas Produções Artísticas. A peça escrita pela dramaturga brasileira Maria Clara Machado, na década de 1950, é um clássico do teatro infantil traduzido para dez línguas diferentes e representada em mais de 30 países. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do teatro duas horas antes do espetáculo. A peça conta a história de uma divertida família de fantasmas: Pluft, que tem muito medo de gente, a mãe, que faz deliciosos pastéis de vento e tio Gerúndio, que passa todo o tempo dormindo dentro de um baú. A tranquilidade da família acaba quando o pirata Perna-de-Pau aparece no sótão em busca de um tesouro e leva com ele uma menina raptada. O que ninguém esperava é que a menina Maribel iria construir uma bela amizade com Pluft, dando um novo rumo à história.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail