CREDITO: CHARLES SILVA DUARTE

Aristoteles Atheniense

O advogado Aristoteles Atheniense receberá hoje a medalha “Desembargador Hélio Costa”, conferida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A distinção é outorgada, bienalmente, aos que contribuem para a eficiência do Judiciário em sua área de atuação. Atheniense completou, em 2019, 60 anos de exercício ininterrupto da advocacia. É colaborador semanal do DIÁRIO DO COMÉRCIO, havendo presidido a OAB-MG, de 1971 a 1975. Atualmente é diretor da ACMinas e do Instituto dos Advogados Brasileiros com sede no Rio de Janeiro. A solenidade ocorrerá em Rio Novo, sua cidade natal, em cerimônia que terá lugar no Fórum “Desembargador Costa Loures”, presidida pela juíza da Comarca, Ivone Guilarducci Cerqueira.

Defesa da mulher

O Comitê de Combate à Violência Contra a Mulher, núcleo do grupo “Mulheres do Brasil”, está convocando a união de toda a sociedade por uma causa que diz respeito a todo mundo: o fim da violência contra a mulher. Com esse intuito, no próximo domingo, Belo Horizonte (e várias outras cidades pelo país e pelo mundo) realizará a 3ª Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher. A iniciativa integra os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” — uma campanha internacional de combate à violência contra as mulheres e meninas, que engloba uma mobilização geral da sociedade civil em torno desse propósito. A saída será às 10 horas na Praça da Liberdade, percorrendo a avenida João Pinheiro até a avenida Afonso Pena.

Energia limpa

De 1990 a 2010, segundo dados da ONU, o número de pessoas com acesso à energia elétrica cresceu 1,7 bilhão. O cenário é preocupante e tem resultado em mais emissões de gás carbônico. Para alterar essa situação, a principal aposta está nas energias limpas. Debater a importância do uso de fontes energéticas que não emitam gases estufa é a proposta do “Café Controverso: Diálogos do Movimento”, que será realizado amanhã, às 10 horas no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários).  Esta edição do evento, que traz o tema “Energia limpa: isso existe?” receberá a engenheira elétrica e física Antônia Sônia Cardoso Diniz, que é professora da PUC Minas e coordenadora do Grupo de Estudos em Energia – Green Solar, e o engenheiro civil e professor da Escola de Engenharia da UFMG Adalberto Carvalho de Rezende.

Ângelo Machado

O célebre escritor infanto-juvenil Ângelo Machado ganha hoje uma homenagem na Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes), às 19h30. O acadêmico ocupante da cadeira nº 37, escritor Olavo Romano, juntamente com o médico e ilustrador Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues (Lor) apresentam a palestra “Descobrindo Ângelo Machado”. Na ocasião, será lançado o mais recente trabalho do homenageado, “Cristóvão e os grandes descobrimentos”, em uma parceria com a Caravana Grupo Editorial. Ângelo Machado, médico por formação e um dos maiores pesquisadores de libélulas do mundo, possui vasta obra literária, especialmente voltada para o público infanto-juvenil. Reconhecido pelo seu humor e sensibilidade, há mais de 30 anos Machado se dedica à literatura em suas mais variadas manifestações: romance, conto, crônica e teatro, bem como à música.

Filme Coletivo

As produtoras mineiras Setor 29 e Astral Filmes realizam hoje a 1ª Mostra BH de Filme Coletivo, no Cine Belas Artes. O evento reúne curtas-metragens produzidos por cineastas independentes. A sessão começará às 19h e terá entrada franca. A mostra receberá cinco curtas produzidos em Belo Horizonte e que passeiam por gêneros variados, como ficção científica, terror, suspense e neo noir. Uma oportunidade e tanto para celebrar o cinema mineiro feito de forma coletiva! Além da sessão em Belo Horizonte, quatro dos curtas da mostra mineira vão desembarcar, em breve, em solo baiano, para a II Festival de Trancoso, que acontece no distrito de Porto Seguro, entre os próximos dias 9 e 13.