Cruzeiro é pioneiro com transformação em SAF e venda para o “Fenômeno”

21 de dezembro de 2021 às 0h29

img
Especialistas em gestão esportiva estão otimistas com o modelo que será adotado pelo Cruzeiro | Crédito: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Especialistas em gestão esportiva afirmam que a transformação do Cruzeiro em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) tem tudo para dar certo. O clube foi vendido para o ex-jogador revelado pela Raposa, Ronaldo Luís Nazário de Lima, por meio da Tara Sports, com previsão de investimentos de R$ 400 milhões diluídos ao longo dos próximos anos. O ex-atleta, que ficou conhecido como “Fenômeno”, negociou a compra de 90% das ações da SAF. 

A transação, anunciada no último sábado (18), visa ao reequilíbrio financeiro e operacional do departamento de futebol do clube, com um plano de crescimento sustentável de médio e longo prazos. Ronaldo, de 45 anos, atualmente também é dono do Valladolid, clube da segunda divisão da Espanha. Em 2018, adquiriu 51% das ações por 30 milhões de euros.

Para Marcone Barbosa, executivo em Marketing que trabalhou quase 20 anos no Cruzeiro, formado no curso de gestão do futebol da CBF Academy e pós-graduado em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral, ‘’é um passo importante para o futebol brasileiro, com investimento de grupos nos clubes de futebol. O Cruzeiro será pioneiro, foi ótimo ter vindo alguém como o Ronaldo, que se identifica com o clube’’. 

Marcone hoje é executivo de Marketing do Paysandu. Ele afirma que ‘’vai nascer uma SAF forte, um clube de futebol sólido. Se a transição for feita de forma correta no Cruzeiro e em outros times, logo, logo o Brasil vai estar próximo das ligas europeias’’.

Com a experiência de quem passou pelo curso de Administração de Marketing Esportivo da Fundação Getulio Vargas, Valdir Barbosa, ex-diretor de Comunicação e ex-diretor de futebol do Cruzeiro e do Coritiba, diz que ‘’será uma redenção para o futebol brasileiro. A administração do esporte não pode mais ser feita como é hoje. Vão fazer um trabalho sério, de recuperação do clube, e o torcedor terá que mudar sua cultura, porque ninguém poderá fazer loucuras’’, avaliou.

Pioneirismo

O ex-diretor do Cruzeiro Régis Campos teve um papel importante na transformação do clube em SAF. Ele conta que conseguiu atrair a XP Investimentos, que atuou como assessor financeiro exclusivo na captação de recursos de uma Sociedade Anônima do Futebol. A negociação é a primeira da história do País desde que o Projeto de Lei nº 5516, de 2019, foi aprovado há três meses. Segundo a nova legislação, os clubes brasileiros podem virar empresas dedicadas à prática do futebol e assim alavancar a capacidade de captação de recursos, como nos maiores mercados de futebol no mundo.

‘’Vai ser a salvação do futebol brasileiro. Praticamente o mundo inteiro já faz dessa forma e era a única saída do Cruzeiro para não fechar as portas. O Ronaldo tem bom relacionamento, conhecimento, tem tudo na mão para fazer uma ótima gestão’’, prevê Régis Campos.

Os diretores da XP Investimentos afirmam que construíram uma empresa focada em entregar as melhores soluções aos clientes. ‘’Somos hoje o único Investment Banking do Brasil com uma área totalmente dedicada ao esporte, com profissionais altamente qualificados e especializados. A nossa meta é assessorar os maiores clubes brasileiros na construção do melhor campeonato de futebol do mundo nos próximos anos’’, relata o sócio e head da XP, Pedro Mesquita.

Valdir Barbosa afirma que o clube que não trabalhar hoje de forma empresarial pode quebrar. E o ex-diretor do Cruzeiro confia na gestão de Ronaldo, que é um grande ídolo da torcida da equipe mineira e do Brasil. ‘’Ele é realmente um fenômeno. A repercussão da compra do Cruzeiro não foi só no Brasil, foi no mundo inteiro. A partir do momento em que o clube passar a funcionar como empresa, ele com certeza vai atrair investidores’’, concluiu.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail