Energia: Weg planeja triplicar produção em Betim

15 de janeiro de 2021 às 0h26

img
Crédito: Weg / Divulgação

Após a aquisição da fábrica de Transformadores e Serviços de Energia das Américas S.A (Tsea), localizada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em dezembro do ano passado, a Weg S.A – multinacional que fabrica e comercializa motores elétricos, transformadores, geradores e tintas – inicia agora uma série de investimentos na unidade. Com pouco mais de um mês do início das operações, a meta é triplicar a produção de transformadores na planta mineira.

As informações são do diretor superintendente da unidade Transmissão & Distribuição da Weg, Carlos Prinz, que não revelou o montante a ser aportado por questões estratégicas. No entanto, o porta-voz informou que inversões foram feitas quando da chegada da multinacional à unidade, no mês passado, e que montantes consideráveis serão aportados durante todo o ano de 2021.

“De toda maneira, o grande investimento que faremos será na capacitação da equipe. Devemos ter uma condição de contratação importante em vistas de aumentar o efetivo para atender à meta de triplicar a produção local até o fim deste exercício. Os recursos fabris estão presentes, precisamos desenvolver apenas os sistemas e metodologias da Weg”, afirmou.

Embora também não diga quantos profissionais serão adicionados aos atuais 250, Prinz contou que as contratações já foram iniciadas. “Os nossos planos para Betim são bastante arrojados e, para isso, vamos precisar de investimentos e mais recursos humanos”, completou. A meta é saltar dos atuais 5 transformadores de grande porte fabricados por mês na unidade para 15 por mês – de 200 toneladas, classe de tensão até 800 kV e potência até 500 MVA cada um.

Adequações – Na linha fabril, estão sendo feitas pequenas adequações, segundo o executivo, justamente para conectar a fábrica mineira às outras plantas da Weg no mundo. Esta é a quarta fábrica do grupo no Brasil, que está presente também nos Estados Unidos, México, Colômbia e África.

Construída em 2013, a planta adquirida dispõe de 32,5 mil metros quadrados de área construída e, conforme o diretor superintendente, conta com equipamentos e instalações de última geração.

“Diante de tantos atributos, podemos dizer que a unidade de Betim talvez seja a ‘menina dos olhos’ da companhia doravante. Além da capacidade de mão de obra e a tecnologia implementada em equipamentos e processos, a localização geográfica estratégica é outro grande diferencial”, ressaltou Prinz.

Neste sentido, ele destacou as conexões logísticas de Betim que permitem a proximidade com grandes centros e a facilidade de escoamento de produtos, tanto para o Norte quanto para o Sul do País.

Por fim, o diretor enfatizou o entusiasmo com a continuidade de um mercado forte em 2021, uma vez que a Weg teve participação muito relevante na geração e distribuição de energia nos últimos anos. Ele destacou as soluções robustas para geração eólica, solar, grandes usinas hidrelétricas. E os últimos leilões de energia realizados no País. “Conseguimos capturar uma carteira de pedidos robusta e boa parcela dos pedidos está sendo transferida para Betim”, revelou.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail