• Buscar
  • Versão Impressa
  • DC Publicidade Legal
  • FAZER LOGIN
Assine

COTAÇÃO DE 29/07/2022

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,1740

VENDA: R$5,1740

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,3100

VENDA: R$5,3900

EURO

COMPRA: R$5,2910

VENDA: R$5,2937

OURO NY

U$1.766,23

OURO BM&F (g)

R$294,59 (g)

BOVESPA

+0,55

POUPANÇA

0,7132%

OFERECIMENTO

Economia

Leilão das BRs-381 e 262 ganha alternativa

Repactuação do acordo de Mariana pode liberar R$ 2 bi ao projeto

COMPARTILHE

googlenews
  • Por Mara Bianchetti
  • Em 5 de julho de 2022 às 00:30
Melhorias nas BRs-381 e 262 são vitais para formar um corredor de exportação entre Minas Gerais e Espírito Santo | Crédito: Divulgação

Em mais um capítulo da concessão das BRs-381 e 262, o governador Romeu Zema (Novo) recorre agora à repactuação do acordo de Mariana para destravar o projeto de privatização da estrada que ficou conhecida como Rodovia da Morte devido aos elevados índices de acidentes com vítimas fatais. Em Brasília, o líder do Executivo mineiro declarou à imprensa que R$ 2 bilhões do futuro acordo de reparação do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (região Central) serão destinados ao projeto.

Conforme Zema, a questão já foi acertada com o governador do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB), uma vez que o estado vizinho será beneficiado com a criação de um corredor de exportação criado a partir das melhorias nas BRs-381 e 262. Ambas vinham, até então, sendo ofertadas em conjunto à iniciativa privada, pelo governo federal. Mas, conforme Zema, diante da falta de interessados, a União optou por separar os leilões.

PUBLICIDADE




De acordo com o governador, o ministro da Infraestrutura disse que as concessões devem ser feitas de forma separada de forma a viabilizar a concessão. “Eu e o governador Casagrande concordamos que no Acordo de Mariana vai ficar previsto algo como R$ 2 bilhões envolvendo Minas e Espírito Santo para que esse projeto de concessão fique de pé”, declarou Zema a jornalistas.

Conforme o governador, a medida foi necessária porque o projeto de concessão está com dificuldade de avançar em virtude da inflação. Ele citou os aumentos observados nos preços de insumos como asfalto, aço e cimento.

“Os investidores estão muito avessos a fazer investimentos onde o risco de retorno fique ameaçado. Então Espírito Santo e Minas já acordaram e é uma obra fundamental para o desenvolvimento do Vale do Aço e também vai permitir criar um corredor de exportação de Minas para o Espírito Santo, o que beneficia muito também o Espírito Santo”, justificou.

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) garante a realização do leilão ainda este ano. O certame já foi adiado quatro vezes, mesmo após profundos ajustes por parte do Tribunal de Contas da União (TCU), sempre por falta de interessados. O edital de concessão da BR-381 foi publicado em setembro do ano passado. Na ocasião, o leilão havia sido marcado para 25 de novembro, mas foi adiado para 20 de dezembro e, logo depois, remarcado para 7 de fevereiro. E, em seguida, para 25 do mesmo mês.

PUBLICIDADE




A reportagem procurou, sem sucesso, o senador mineiro Carlos Viana (PSD), um dos principais interlocutores da pauta com o governo federal, para comentar o assunto. Em fevereiro, quando do último adiamento da concessão, ele já falava sobre o aumento dos custos do projeto. Na ocasião, Viana revelou novas adequações.

“Outras adequações serão feitas, principalmente no que se refere aos custos e esperamos que o leilão seja realizado no segundo semestre. O grande desafio diz respeito ao fato de estarmos em um ano eleitoral, mas os esforços para garantir a concessão já estão sendo tomados”, garantiu.

Na época, porém, ele havia dito que o aporte de capital deveria ocorrer por parte da União, podendo sair das multas das devoluções de linhas férreas. Porém, isso exigiria uma modificação na lei que garantiu a renovação antecipada das concessões ferroviárias. Provavelmente, o que levou a busca por outra alternativa.

O projeto de concessão da BR-381

O projeto original da concessão das BRs 381/262 estima investimentos de R$ 7,37 bilhões e custos de operação de cerca de R$ 6,03 bilhões para os serviços de infraestrutura e ampliação de capacidade do sistema rodoviário, totalizando a aplicação de R$ 13,4 bilhões ao longo de um contrato de 30 anos – prorrogáveis por mais cinco.

Entre as principais obras, 402 quilômetros de duplicação, 228 quilômetros de faixas adicionais, 131 quilômetros de vias marginais, 130 retornos, 125 correções de traçado, 40 passarelas, pelo menos dois pontos de parada e descanso para profissionais do transporte rodoviário, além do contorno do município de Manhuaçu, inclusive com a implantação de um túnel.

NOTÍCIAS DE DESTAQUE
Duplicação da Rodovia da Morte já virou novela
Zema estima acordo de Mariana em R$ 100 bilhões
Edital de concessão das rodovias BR-381 e 262 é publicado

Quem fez história - AngloGold Ashanti: Quase 200 anos atuando com mineração e metalurgia

  • Tags: Economia
Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

Comunicar Erro

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

CONTEÚDO RELACIONADO

O governo arrecadou R$ 156,822 bilhões em abril, conforme os dados da Receita Federal | Crédito: PILLAR PEDREIRA / AGÊNCIA SENADO

Projetos no Senado buscam correção na tabela do IRPF

  • Por Diário do Comércio
  • Em 1 de abril de 2021
Hospitais de Minas Gerais recebem EPIs doados pela Vale

Vale doa kits de testes rápidos para Covid-19 para hospitais mineiros que atendem pelo SUS

  • Por Vale
  • Em 22 de maio de 2020
Crédito: Adobe Stock

Justiça determina suspensão de leilão da BR-459, no Sul de Minas

  • Por Dione AS
  • Em 10 de agosto de 2022
Crédito: Divulgação Emma

Emma Colchões abre vaga para o emprego dos sonhos

  • Por Diário do Comércio
  • Em 10 de agosto de 2022
Crédito: Agência Brasília

Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê mínimo de R$ 1.294 em 2023

  • Por Diário do Comércio
  • Em 10 de agosto de 2022

OUTROS CONTEÚDOS

Facebook Twitter Youtube Instagram Telegram Linkedin

Sobre nós

Diário do Comércio: veículo especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais, referência para empresários, executivos e profissionais liberais.

Fale Conosco: contato@diariodocomercio.com.br

© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Atendimento ao Leitor: (31) 3469-2001
De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00
Av. Américo Vespúcio, 1660 – Parque Riachuelo, Belo Horizonte – MG, CEP: 31230-250

Desenvolvido por Breno Ribeiro, Mara Bianchetti e Vitor Adler
Anterior
Próximo
  • Pesquisar
  • Ver artigos salvos
  • Movimento Minas 2032
  • Reformas por Minas
  • DC Publicidade Legal
  • CIEE
  • SME
  • Edição Impressa
  • Podcasts
  • Nossa História
  • Anuncie Conosco
  • Fale com a Redação
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!