Edital de concessão das rodovias BR-381 e 262 é publicado

2 de setembro de 2021 às 0h29

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Projeto consiste na concessão de mais de 670 Km de extensão nas duas rodovias | Crédito: Divulgação

Publicado, enfim, o edital de concessão do sistema BR-381/262/MG/ES à iniciativa privada, que promete dar fim ao título de Rodovia da Morte, recebido pela estrada nas últimas décadas.

Os mais de R$ 7 bilhões em investimentos podem significar o início de uma nova era para Minas Gerais, à medida que não apenas aumentará a segurança daqueles que trafegam pela via, mas também beneficiará diretamente diferentes setores produtivos e a atração de outros aportes, criando rotas alternativas de desenvolvimento e geração de emprego e renda no Estado.

Essa foi a principal mensagem deixada pelas autoridades políticas que participaram ontem (1º) do lançamento do documento, no Senado Federal, em Brasília (DF), que também enfatizaram o déficit da União para com Minas Gerais quando o assunto se refere a obras de mobilidade. Com uma série de atrasos na publicação do edital, o leilão foi marcado para 25 de novembro na B3, em São Paulo (SP), e a expectativa é que o contrato seja assinado no início de 2022.

“Considero esse evento um marco importante para sanar um déficit grande que existe para com Minas Gerais e espero que, muito em breve, possamos comemorar a realização efetiva dessa duplicação e enfim poder dizer a cada um dos cidadãos de Minas: conseguimos cumprir e realizar um sonho de anos a fio. Pois, ao longo de anos, nós esperamos uma série de concretizações e realizações para Minas Gerais que nunca vieram”, disse em seu discurso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Pacheco argumentou que a concessão “é, seguramente, a maior reivindicação do Estado: acabar com a Rodovia da Morte e transformar em uma rodovia efetiva de ligação entre dois Estados e garantir um mínimo de segurança veicular, o mínimo de preservação de vidas e de integração nacional”, completou.

O sistema BR-381/262/MG/ES prevê investimentos de R$ 7,37 bilhões (Capex) e custos de operação de cerca de R$ 6,03 bilhões (Opex) para os serviços de infraestrutura e ampliação de capacidade do sistema rodoviário, totalizando a aplicação de R$ 13,4 bilhões ao longo de um contrato de 30 anos – prorrogáveis por mais cinco. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é de 8,47%.

O projeto consiste na concessão de mais de 670 quilômetros de extensão, somando a BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares, e a BR-262, entre João Monlevade e Viana (ES), bem como na exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias. O edital prevê 402 quilômetros (km) de duplicação, 228 km de faixas adicionais, 131 km de vias marginais, 130 retornos, 125 correções de traçados e 40 passarelas.

O governador Romeu Zema (Novo) reiterou que a concessão era esperada há anos pelos mineiros. “Nós sempre vivenciamos o caos na conexão entre a Capital e o Vale do Aço e consequentemente o Espírito Santo. É nítido como no Brasil algumas obras prioritárias e fundamentais acabam se arrastando por décadas para que se concretize a solução. Agora, não só a BR-381, mas a ampliação do metrô e outras obras significarão um marco para nosso Estado”, ressaltou.

O senador mineiro Carlos Viana (PSD), um dos principais interlocutores da pauta com o governo federal, fez um retrospecto do trabalho da bancada mineira para que a concessão da rodovia saísse do papel.

“Nos últimos 20 anos não fomos contemplados por obras de mobilidade, mesmo estando Minas Gerais no centro geográfico do País, sendo grande ligação entre o Sul e o Nordeste e o segundo colégio eleitoral brasileiro. Isso foi usado em várias eleições como forma de chamar a atenção dos mineiros, mas as soluções não vieram. Agora, houve um esforço em colocar o Estado novamente no mapa das grandes obras. Mas ainda devemos outras soluções à população”, alertou.

O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) falou que o lançamento da concessão aumenta a esperança e renova a energia dos que há muitos anos acompanham a reivindicação. “Já vimos várias vezes, senhor ministro, inclusive o início da obra, que, lamentavelmente, não foi concluída. Agora, esperamos ver”, ressaltou.

Cerimônia de lançamento do edital foi realizada no Senado, com a presença do ministro Tarcísio Freitas e do governador Romeu Zema | Crédito: Ricardo Botelho / MInfra

Edital da BR-381 e outras obras

Tamanha importância do evento que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, classificou o dia como especial, concordando que a data celebra a conquista de uma demanda antiga dos estados; um feito que, segundo ele, vai mexer com as economias, gerar emprego e entrar para a história.

“É um sonho sonhado por muitos. Vamos celebrar a mudança na qualidade do serviço prestado ao usuário, a redução dos acidentes e mortes, a interligação econômica entre Minas Gerais e o Espírito Santo (que tem vocação portuária forte); celebrar porque o Vale do Aço vai ganhar melhor condição logística e Minas Gerais vai ganhar investimento de verdade e a duplicação de uma de suas principais rotas”, afirmou.

Sobre a redução dos acidentes e das mortes, o ministro completou que tamanha importância que, apenas a conclusão do lote 7, pelo (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), já reduziu em 74% o número de acidentes e 67% o de mortes na BR-381.

Por fim, Gomes garantiu que os anúncios para Minas Gerais não pararão por aí. Conforme o ministro, em breve será inaugurado o Aeroporto de Uberlândia (Triângulo), será concluída a pavimentação da BR-367, bem como continuada a manutenção das rodovias que cortam o Estado. Sem contar o leilão para a tão esperada expansão do metrô de Belo Horizonte.

“O metrô de Belo Horizonte, que tantas vezes foi prometido por tantos governos, agora tem uma ação concreta e definitiva que vai proporcionar sua solução. O PLN já está no Congresso e garante R$ 2,8 bilhões que somados aos R$ 400 milhões do governo de Minas, permitirá a concessão das linhas 1 e 2”, garantiu. A expectativa, conforme o ministro, é que o leilão ocorra no primeiro semestre do ano que vem. 

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