Tarifa do metrô de BH pode subir nos próximos dias; reajuste está em negociação
O valor da tarifa do sistema metroviário de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, atualmente fixada em R$ 5,80, deverá passar por reajuste nos próximos dias. De acordo com a concessionária Metrô BH, a atualização observa a periodicidade anual de 12 meses. O último reajuste ocorreu em 1º de julho do ano passado. Já a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra-MG) informa que as tratativas relativas ao reajuste estão em andamento.
Em nota, a secretaria esclarece que a atualização da tarifa do metrô segue as regras previstas no contrato de concessão e informa que os detalhes sobre o reajuste serão divulgados após a conclusão do processo de negociação.
Entre as regras estabelecidas está a previsão de que o cálculo para a atualização tarifária considere a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Caso o reajuste seja confirmado, este será o quarto aumento consecutivo da tarifa desde o início da concessão à iniciativa privada, oficializada em dezembro de 2022. Confira os reajustes anteriores:
- 2025: de R$ 5,50 para R$ 5,80, alta de 5,45%;
- 2024: de R$ 5,30 para R$ 5,50, alta de 3,77%;
- 2023: de R$ 4,50 para R$ 5,30, alta de 17,78%.
Confira a nota da Metrô BH na íntegra:
O reajuste tarifário observa a periodicidade anual de 12 meses, conforme previsto no Contrato de Concessão.Eventuais atualizações e seus respectivos parâmetros serão divulgados oportunamente, em conformidade com as diretrizes e deliberações do Poder Concedente.
Confira a nota da Seinfra-MG na íntegra:
A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) informa que a atualização da tarifa do metrô segue as regras previstas no contrato de concessão.As tratativas relativas ao reajuste estão em andamento e, após a conclusão do processo, as informações serão divulgadas pelos canais oficiais competentes.A Seinfra reforça que a expansão do sistema metroviário representa um importante avanço para a mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ampliando a oferta de transporte, a integração entre regiões e a qualidade do serviço prestado à população.
Ouça a rádio de Minas