Financiamentos de veículos seguem em crescimento em Minas, aponta B3

Foram vendidas 49,2 mil unidades novas e usadas com operações de crédito no Estado em outubro

15 de novembro de 2023 às 0h22

img
Em Minas Gerais, as vendas financiadas de veículos usados leves em outubro subiram 14,7%, somando 29.574 unidades | Crédito: Alisson J. Silva

Em outubro, os financiamentos de veículos em Minas Gerais somaram 49,2 mil unidades, entre novos e usados. Conforme os dados da B3, o número, que inclui automóveis leves, motos e pesados, apresentou um crescimento de 6,4% na comparação com setembro. Frente ao mesmo mês de 2022, a alta ficou em 17,3%.

No acumulado do ano, o financiamento de veículos já soma 448.704 unidades no Estado. O montante representa um crescimento de 9% frente a igual intervalo do ano passado.

O aumento dos financiamentos de veículos também foi verificado no cenário brasileiro. Conforme os dados da B3, as vendas financiadas de veículos em outubro somaram 534 mil unidades. O volume representou um crescimento de 6,6% em relação a setembro e uma elevação de 16,4% na comparação com o mesmo período de 2022.

De janeiro a outubro, as vendas financiadas de veículos em nível nacional somaram 4,8 milhões de unidades, um aumento de 8,2% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 370 mil unidades a mais.

Em nota, o gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro, explicou que outubro manteve o ritmo positivo visto nos meses anteriores. 

“No mês de outubro, em Minas Gerais, registramos números positivos na comparação com o mês anterior e também contra o mesmo mês de 2022. Esse comportamento, no Estado, também é observado quando analisamos os números do mercado de financiamento de veículos em geral, acompanhando uma melhora nos dados macroeconômicos como, por exemplo, a estabilidade dos indicadores de inadimplência e redução das taxas de juros”, disse. 

Queda dos juros favorecem demanda

Um dos fatores que está contribuindo para a alta nos financiamentos de veículos é a queda dos juros. Conforme a pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Fundação Ipead/UFMG), os juros vêm caindo há alguns meses.  

Para se ter ideia, em maio, a taxa mensal para financiamento de automóveis em bancos e financeiras estava em 2,27%, índice que caiu para atuais 2,05% em outubro. Em janeiro, a taxa praticada foi de 2,23% e em outubro de 2022 de 2,19%.

Quanto aos juros para aquisição de automóveis nas montadoras, a taxa em outubro ficou em 1,54%, menor que a de 1,79% vista em janeiro e também menor frente aos 1,71% de juros registrados em outubro de 2022. 

“Certamente o cenário para financiamento de automóveis é melhor atualmente. Não é possível afirmar que é resultado da Selic menor porque os bancos demoram para repassar as reduções da Selic para os clientes e não repassam integralmente. Ou seja, a Selic vai cair mais que a queda das taxas cobradas pelos bancos. Mas, de todo modo, é possível afirmar que a redução da Selic e da inflação estão favorecendo a queda das taxas de juros no financiamento de veículos. Porém, o efeito completo somente será visto daqui há alguns meses”, disse o economista do Ipead, Diogo Santos.

Segundo a B3, financiamentos de veículos avançam em todas as categorias em Minas Gerais

Em Minas Gerais, dentre as categorias financiadas, a de automóveis leves somou 35.699 unidades no mês passado. Assim, o número foi 15,2% maior frente a outubro de 2022. Em relação a setembro, houve aumento de 4,9%.

No mês, a maior parte dos financiamentos de automóveis leves ocorreu para veículos usados: 29.574 unidades. O resultado superou em 14,7% o volume de outubro do ano passado e em 5,6% quando comparado com setembro. 

Para o Estado, o financiamento para a aquisição dos novos veículos leves somou 6.125 unidades em outubro, representando assim, uma elevação de 18,1% frente a igual mês de 2022 e de 1,8% na comparação com setembro. 

Na categoria de motos, os financiamentos no Estado somaram 10.225 unidades. Volume 24% maior que em outubro de 2022 e 7,3% superior a setembro.

No caso dos veículos pesados, os financiamentos em Minas somaram 3.064 unidades em outubro, significando, então, frente ao mês anterior, 14,4% de alta e um avanço de 16,3% na comparação com outubro de 2022.

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail