Mutirão oferece assistência jurídica gratuita para pessoas com deficiência em BH; veja como participar
Pessoas com deficiência (PCD) que vivem em Belo Horizonte poderão receber orientação e assistência jurídica gratuitas no próximo dia 30 para demandas relacionadas ao acesso à saúde, ao transporte e à educação, além de benefícios e outros direitos. Os atendimentos serão realizados das 9h às 16h, sem necessidade de inscrição prévia, durante a segunda edição do Mutirão da Inclusão, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
Segundo a DPMG, durante o mutirão serão oferecidos atendimentos para demandas que impactam diretamente a autonomia, a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, como:
- gratuidade no transporte coletivo urbano (Passe Livre) em Belo Horizonte;
- isenção de tributos estaduais para aquisição de veículo, com orientações e atuação em caso de negativa;
- conciliação familiar ou negociação assistida em questões relacionadas aos cuidados da pessoa com deficiência;
- articulação com instituições de ensino e órgãos públicos da área da educação;
- acesso ao transporte escolar adaptado;
- adaptações escolares, como disponibilização de profissional de apoio escolar, professor de educação especial e a elaboração de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), entre outras medidas;
- acesso a vaga escolar em caso de negativa de matrícula;
- reserva de vagas para pessoas com deficiência em concursos públicos.
- Leia também:TRF6 vai ampliar para 7,3% reserva de vagas para pessoas com deficiência; veja o que muda
Saiba quais são os documentos necessários para participar
Na área da saúde, serão atendidas demandas relacionadas ao fornecimento de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consultas especializadas, insumos e aparelhos para tratamentos de saúde, dietas, fraldas e transferência de pacientes para leitos especializados em Unidades e Centros de Terapia Intensiva (UTIs/CTIs).
Os interessados em participar deverão levar documentos pessoais (RG e CPF), comprovantes de residência e de renda, certidão de nascimento dos filhos e, se possível, laudos médicos ou escolares.
Os atendimentos serão realizados na Unidade I da DPMG, localizada na rua dos Guajajaras, 1.707, no Barro Preto, região Centro-Sul da capital mineira. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Mutirão teve 107 atendimentos em 2025
Na edição realizada em 2025, a Defensoria Pública de Minas Gerais registrou 107 atendimentos, dos quais 91 foram de orientação jurídica e 16 de acolhimento psicossocial.
O mutirão também ofereceu orientação profissional e encaminhamento para vagas de emprego.
Durante a ação, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) emitiu 23 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), documento que facilita o acesso de pessoas autistas a direitos e serviços prioritários.
Ouça a rádio de Minas