Gestão de pessoas
Atuação do RH precisa romper paradigmas
Livro defende a ideia de que as organizações podem e devem exercer um importante papel na saúde dos seus colaboradores
20 de fevereiro de 2023

Paulo Sardinha, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), participou da construção do livro “Saúde nas Empresas: a promoção de uma ideia sustentável”. O material é promovido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e conta com 16 artigos de autores consolidados em temas relacionados ao bem-estar e à gestão de pessoas.
O presidente da ABRH Brasil foi o responsável por realizar a apresentação do tema dentro do universo corporativo e de Recursos Humanos (RH). “A atuação do RH precisa ir além do muro das empresas, de modo que não se torne algo difuso. Pensando nisso, a ABRH organizou as atuações em seis pilares, sendo a saúde e a educação os dois focos principais”, afirma.
“Do nascimento até a vida adulta, o indivíduo precisa passar por um bom sistema de educação e saúde. Se isso não acontece, o mundo do trabalho fica prejudicado e não há um bom desenvolvimento de liderança, que, como efeito cascata, traz problemas à produtividade”.
De acordo com José Cechin, superintendente executivo do IESS, este é o sexto livro que a instituição publica em 15 anos. “A saúde nas empresas já estava na nossa agenda e o manuscrito foi realizado em conjunto com a nossa equipe de comunicação e nossos pesquisadores”, explica. “A principal motivação está relacionada ao fato das empresas serem responsáveis por 70% do sistema de saúde suplementar. Por isso, entendemos que as organizações podem e devem exercer um importante papel na saúde dos seus colaboradores”.
Os capítulos passam por questões sociais, ambientais, sustentáveis, tecnológicas e por todos os aspectos relacionados de alguma forma à saúde.
Alberto Ogata, da GV Saúde, organizador do livro, pontua que o princípio da obra é a compreensão da morbidade. “Vamos viver enquanto a natureza existir e a questão principal é como podemos estender o aparecimento de comorbidades até o momento mais próximo da nossa morte. Neste sentido, temos que buscar efetividade nas ações e a obra contém informações eficazes”, aponta. “Não há nenhuma obra em língua portuguesa tão atual e completa do que essa”, acrescenta.
O livro tem mais de 600 páginas e pode ser acessado de graça, para garantir que todos possam ler e consultar o material. Para obtê-lo, acesse o link.

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
Comentários
Conteúdo Relacionado
Entrevista
05/12/23
Saúde
05/12/23
Turismo
05/12/23
Turismo
05/12/23
Gestão de Pessoas
05/12/23