Espaço 356 agrega moda, cultura e gastronomia

Localizado na saída para o Rio de Janeiro, Espaço 356 será o primeiro mall com o conceito ‘lifestyle’ de Minas Gerais

30 de agosto de 2022 às 0h30

img
Espaço terá cerca de 120 lojas, sendo 7 megalojas e 3 âncoras, em uma área total de 28 mil m² | Crédito: Divulgação

O Espaço 356 promete ser um ambiente diferenciado e inovador. Localizado em Belo Horizonte, às margens da BR-356, na saída para o Rio de Janeiro, o empreendimento será o primeiro shopping com o conceito lifestyle de Minas Gerais e vai reunir cultura, arte, gastronomia e moda em um só lugar.

O shopping, projetado pela Bloc Arquitetura, idealizado e executado pelo Grupo EPO, já ultrapassou a marca de R$ 200 milhões em aportes e está em fase final de construção, com previsão de entrega entre março e julho de 2023. De acordo com o superintendente do Espaço 356, Rodrigo Campelo, a obra, que teve início em 2019, já empregou cerca de 140 funcionários e a expectativa é de que esse número aumente após a inauguração.

“Em média, a obra trouxe 140 funcionários diretos ao longo desses três anos de trabalho. A nossa expectativa é que a gente gere 600 empregos diretos e mais em torno de 800 empregos ou geradores de negócios depois de inaugurado, com os terceirizados, fornecedores, entre outros”, afirmou.

A arquitetura do antigo estabelecimento situado no local foi preservada no projeto e ganhou novos “ares” após passar pelo processo de retrofit, uma ressignificação de espaços. A previsão é que, anualmente, 3,5 milhões de visitantes passem pelo local, que ainda conta com uma vista privilegiada para a Serra do Curral e a Estação Ecológica do Cercadinho.

“A partir do momento em que você tem condições de transformar um motel – como é o nosso caso – dentro de um espaço de comércio, um espaço de varejo, você traz toda uma uma história, carrega esse empreendimento com uma história e ressignifica isso para os clientes, que vêm e vão poder aproveitar de lojas da área de alimentação de gastronomia equilibrada, de gastronomia de primeira linha, bem como moda, entretenimento, lazer, acessórios e todos os outros modelos, outros pontos de vendas que já existem nos shoppings tradicionais”, ressaltou. 

Inicialmente, o modelo pensado para o projeto era de construir um “mercadão” na localidade, com lojas vendendo produtos próximo a rodovia – uma espécie de point de parada. No entanto, conforme Campelo, durante a pandemia houve uma ressignificação do projeto devido a mudança de comportamento de consumo das pessoas e o modelo de negócios foi alterado para ampliar a experiência do consumidor. 

De acordo com o superintendente do Espaço 356, o “shopping center sempre foi um modelo onde você tinha lojas com foco em consumo e pouco espaço, pouca abertura para o entretenimento”. Mas com a mudança de comportamento, o consumidor “passou a querer ter mais tempo de lazer e entretenimento dentro dos espaços”. 

Ele ressalta que hoje as pessoas costumam ir a shoppings, por exemplo, para se divertir e/ou se alimentar em bons restaurantes, como já estão ali, acabam fazendo compras. Esse entretenimento e lazer será realçado no Espaço, que contará com paisagismo natural, esplanada de eventos, escola de gastronomia e o primeiro Park Indoor de shoppings centers do Estado, com diferentes ambientes e atrações para toda a família. 

“O shopping já nasce com um conceito diferente e mais importante do que isso é a oportunidade que os lojistas têm de entrar dentro de um modelo que nasce com uma característica que é aderente ao comportamento de consumo atual. Então quer dizer que ele não tem que ficar se reinventando dentro de um empreendimento tradicional para poder atrair a atenção desse lojista, o próprio empreendimento já nasce com essa característica e ele então tem um papel apenas de modular o seu negócio para poder fazer parte de um todo”, enfatizou Rodrigo Campelo.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail