Nestlé investe R$ 15 mi em produtos vegetais
17 de dezembro de 2019 às 0h03
Os investimentos da Nestlé em alimentos à base vegetal, denominados plant-based, somaram R$ 15 milhões entre 2017 e 2019 no Brasil. Entre os itens deste segmento estão produtos feitos com amêndoa, aveia, ervilha e arroz.
De acordo com a companhia, os consumidores estão cada vez mais atentos a alimentos de origem vegetal “e, em linha com essa nova demanda, a Nestlé vem investindo de forma consistente em produtos plant-based globalmente”.
Os alimentos plant-based constituem parte da alimentação vegana e vegetariana, mas também atendem aos flexitarianos, ou seja, pessoas que seguem uma mudança de comportamento para reduzir o consumo de itens de origem animal, além daqueles que buscam adotar hábitos alimentares e estilos de vida diversificados.
De acordo com pesquisa Ibope (2018), cerca de 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, o que significa algo em torno de 29,2 milhões de pessoas, considerando a base do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com o Ibope, a população vegetariana cresceu 75% nas regiões metropolitanas em relação à mesma pesquisa realizada em 2012.
É um mercado em plena ascensão: a oferta de produtos veganos, por exemplo, cresceu 677% no Brasil entre 2014 e 2018, de acordo com dados da Mintel. Nesse contexto, uma das principais tendências são as bebidas vegetais, cuja penetração de mercado vem crescendo de forma expressiva. O mercado de bebidas vegetais cresceu 76% de 2018 para 2019 globalmente, de acordo com dados Nielsen.
“A mais recente novidade da Nestlé nesse sentido é Ninho Forti+ Vegetal, alimento à base de ervilha e aveia pronto para beber, nos sabores morango & banana e maçã & banana, em caixinhas de 200 ml (e com canudinhos de papel). Ninho Forti+Vegetal foi especialmente formulado para atender famílias que priorizam alimentos à base vegetal”. O produto é naturalmente sem lactose e é rico em fibras, cálcio, vitaminas A e B12, ferro, além de ter 4,9g de proteína por unidade.
Globalmente, é o primeiro alimento de origem vegetal da Nestlé desenvolvido para o público infantil, o que demonstra a força da marca no mercado brasileiro. De acordo com a empresa, Ninho está presente em um a cada três lares no País e é a marca na qual as mães mais confiam para a nutrição de seus filhos (pesquisa Ibope 2019). (Da Redação)