Obra narra vida na Colônia Santa Isabel

A Rosa e o Machado conta a história de um ex-interno na instituição que abrigava as vítimas da hanseníase em Betim

27 de janeiro de 2024 às 5h15

img
Autor do livro, Nelson Flôres foi internado na colônia em sua adolescência | Crédito: Divulgação/Morhan Comunicação

A emocionante narrativa de Nelson Pereira Flôres, “A Rosa e o Machado: Memórias de um Brasileiro Excluído”, será lançada no dia 28 de janeiro, às 10h, na Igreja Matriz de Santa Isabel, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento compõe as festividades da 30ª edição do Concerto contra o preconceito, uma tradição do janeiro roxo de Betim, que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade.

Nascido em 1˚ de abril de 1943, em Águas Vermelhas, Minas Gerais, Nelson Pereira Flôres foi internado compulsoriamente na Colônia Santa Isabel, em Betim, em agosto de 1955, aos 12 anos de idade. Suas vivências na comunidade fizeram dele uma testemunha qualificada da história da hanseníase. 

A obra é uma jornada tocante pelos anos vividos na Colônia Santa Isabel, destacando a resiliência diante das adversidades. Nelson iniciou sua militância social e política em 2005, tornando-se voluntário do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Sua participação ativa contribuiu para a conquista da Lei 11.520/2007, que indenizou os ex-pacientes de hanseníase confinados compulsoriamente em colônias pelo Brasil.

“O aparecimento de uma estranha doença perturbou violentamente este mundo de dificuldades e alegrias. Dormências, manchas e caroços, o medo e o preconceito aflorando…”, relata Nelson, relembrando o impacto da doença em sua vida aos 12 anos.

Crédito: Divulgação

Casado com Zenaide, pai de Thiago, Nelson reside com a família na Colônia Santa Izabel. Seu relato é um testemunho poderoso que destaca a força da resiliência humana e a luta contra o estigma associado à hanseníase.

“A Rosa e o Machado: Memórias de um Brasileiro Excluído” é um convite para refletir sobre as adversidades enfrentadas por aqueles afetados pela hanseníase e um tributo à coragem e determinação de Nelson Pereira Flôres.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail