Plataforma ajuda lojas de material de construção a ganhar clientes

Prospecta Obras foi criada em 2010 e pretende alcançar a marca de 200 franquias em operação neste ano

30 de janeiro de 2024 às 5h12

img
Leite explica que Minas foi o primeiro estado fora de São Paulo com operações da franquia | Crédito: Divulgação/Prospecta Obras

Criada em 2010, para ajudar varejistas de material de construção a encontrarem novos clientes, a Prospecta Obras chega a 2024 com 144 unidades e um plano ousado de expansão: alcançar a marca de 200 franquias até o fim do ano, um crescimento de quase 40%.

A construtech viu e participou ativamente de uma mudança radical do mercado a partir de 2019, quando menos de 20% das lojas de material de construção tinham presença digital. De acordo com o fundador da Prospecta Obras, Wanderson Leite, a mudança nos hábitos de compra já havia começado, mas a pandemia promoveu uma verdadeira “virada”, com o número de obras crescendo e as pessoas proibidas de saírem de casa. Para ele, ainda assim, a construção civil ainda segue bastante informal e carente de empresas de tecnologia.

“Em 2019 as pessoas já estavam acostumadas a usar aplicativos de comida e transporte, por exemplo, mas não acontecia o mesmo com o material de construção. O varejo do setor estava muito acostumado com o cliente ir ao balcão fazer o orçamento. Durante a pandemia, as pessoas continuaram construindo e reformando, mas pouco dispostas a sair de casa. Esse movimento, que foi acelerado pelas medidas de distanciamento social, continua ainda hoje. As pessoas descobriram que podem comprar insumos para a construção civil sem sair de casa e as empresas tiveram que se adaptar a isso”, explica Leite.

Acompanhando a evolução tecnológica, a construtech implementou inteligência artificial em seu algoritmo, levando informações completas sobre canteiros de obras no País, o estado de andamento, quem são os envolvidos no projeto, e outros dados relevantes que conectem os profissionais às lojas de material de construção e interessados em comprá-los.

Franquia do segmento de material de construção conta com 12 unidades em Minas Gerais

A Prospecta Obras tem hoje 12 unidades em Minas Gerais, concentradas principalmente no Triângulo Mineiro e Sul de Minas. O plano é subir para 30 unidades até o fim do ano. O principal foco, além da Capital e sua região metropolitana, são as cidades-polo, como Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e Montes Claros, no Norte de Minas. O investimento médio é de R$ 100 mil e as primeiras aberturas estão previstas para fevereiro.

“Minas é muito importante na nossa história porque foi o primeiro Estado que fomos depois de São Paulo e segue sendo pelo tamanho da sua economia, o volume de construções e o número de municípios. Na primeira fase da nossa expansão resolvemos que deveríamos ter presença em todos os estados do Brasil, por isso ficaram alguns grandes vazios nos estados, especialmente nos maiores. Agora vamos preencher esses espaços e Minas, mais uma vez é fundamental. Por isso, o nosso objetivo é mais do que dobrar o número de unidades no Estado e seguir contribuindo para o fomento da economia local a partir das lojas de material de construção”, pontua o fundador da Prospecta Obras.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail