Verde Campo celebra 20 anos como referência em alimentos saudáveis

5 de setembro de 2019 às 0h13

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Fábrica da Verde Campo em Lavras, no Sul de Minas | Crédito: Ueslei Marcelino

Referência em lácteos saudáveis, a mineira Verde Campo surgiu como uma consultoria para testar tecnologias inovadoras na produção de alimentos e, há 20 anos, combinou a tradição familiar e artesanal com a tecnologia e pesquisa e expandiu sua presença para todo o país.

Atualmente com 650 funcionários, a empresa produz mais de 60 produtos e processa 3,5 milhões de litros de leite por mês. Com a capacidade produtiva cinco vezes maior do que a inicial, a expectativa é terminar o ano com 15 novos produtos nas prateleiras. Desde 2016 como parte do portfólio da Coca Cola Brasil, a Verde Campo cresce anualmente dois dígitos e dobra de tamanho a cada três anos.

Para o fundador da empresa, Alessandro Rios, a chave do sucesso é trabalhar com paixão para criar produtos pioneiros e atender a demanda crescente dos consumidores por produtos saudáveis e funcionais muito antes do tema estar em voga.

“Nossa preocupação sempre foi oferecer produtos especiais que quiséssemos consumir. Por isso nunca abrimos mão de só produzir com leite fresco, recebido diariamente dos pecuaristas da região que acompanhamos, capacitamos e certificamos”, explica.

A marca buscou um novo nicho e, em 2011, lançou a primeira linha sem lactose no Brasil, a LACFREE, que se tornou sinônimo de categoria. Com um faturamento cinco vezes maior em comparação ao ano de lançamento de LACFREE, em 2016 a empresa inaugurou uma nova categoria: lácteos proteicos.

A linha Natural Whey, que é hoje carro chefe da empresa, é composta por iogurtes e shakes com 60% a 70% de sua composição proteica vinda do whey, levando praticidade e sabor a quem busca uma dieta rica em proteína de alta absorção.

“Tínhamos uma linha de produtos únicos que nos abriu as portas nos varejos do País. E fizemos um planejamento estratégico para expandir nossa distribuição para o Brasil inteiro”, conta Rios.

Próximos desafios – Crescendo em ritmo acelerado, a empresa troca de comando em 2019. Arlindo Curzi, que participa do conselho administrativo da companhia desde o início e estava à frente da Diretoria de Inovação agora assume o comando da Verde Campo. Alessandro Rios segue no conselho da empresa.

“O reconhecimento do propósito da nossa marca Verde Campo assegura que crises e diminuição de consumo da categoria não afetem nossas vendas”, ressalta o novo CEO da companhia.

Para manter a expansão, o desafio é aumentar o reconhecimento da marca em todo o Brasil com foco no tema 100% natural.

“Queremos levar a alimentação leve e natural para todas as casas. Saúde e nutrição não interessam apenas para quem está de dieta ou adota um estilo de vida fitness. É para quem quer cuidar de seu bem-estar diariamente e levar saúde à mesa em todas as etapas da sua vida”, ressalta.

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