EDITORIAL | Só depende de vontade

4 de agosto de 2021 às 0h23

img
Foto: Divulgação

O Brasil parece viver um momento de perplexidade paralisante, resultado de um somatório de dificuldades bem conhecidas. Não é difícil, contudo, perceber que, nos campos da gestão pública e da economia, continuam existindo larga avenida de oportunidades, conforme nos dá conta a Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, vinculada ao Ministério da Economia, em trabalho inspirado em propostas do Movimento Brasil Competitivo, conduzido por um grupo de empresários liderados por Jorge Gerdau.

Resumindo, trata-se de atacar, para valer, os fatores que elevam o chamado custo Brasil, esforço que em tese poderia representar, até o final do ano, economia de R$ 800 bilhões. Ou seja, fazer toda a diferença.

Segundo a Secretaria, que tem se movimentado para divulgar suas propostas entre empresários, apenas este ano foram enviados 22 projetos ao Congresso Nacional, dos quais sete estão aprovados. Se todos estivessem em vigor, a economia gerada seria a apontada no parágrafo anterior.

Conforme publicamos em edição recente, o programa tem como objetivos garantir a desobstrução de processos burocráticos, redução de gargalos que tornam o ambiente econômico nacional inseguro, afastando investidores, brasileiros e estrangeiros, congelando o crescimento e a geração de empregos. São dados realmente espantosos. Segundo estimativa do Movimento Brasil Competitivo, o tal custo Brasil causa a perda de R$ 1,5 trilhão por ano, valor equivalente a 20,5% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB).

Se cumprida a agenda proposta, com doze itens que incluem redução de obstáculos para abertura de empresas; facilitação de acesso ao crédito; valorização do capital humano; recuperação e melhoria da infraestrutura; facilitação de acesso a insumos básicos; ambiente jurídico e regulatório estável e eficaz; integração às cadeias produtivas globais; redução da evasão fiscal; melhorar o acesso aos serviços públicos; facilitar a inovação e a reinvenção dos negócios; equilibrar a competição em termos justos; e facilitar a retomada ou encerramento de negócios, a virada seria inevitável e rápida.

Nada disso demanda recursos que não existem no País presentemente. Demanda exclusivamente conhecimento e vontade política, pode ser feito, está ao nosso alcance, mas continua dependendo de que os gestores públicos e políticos enxerguem além de seus próprios interesses.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail