Empresas se reúnem em ajuda mútua

21 de maio de 2021 às 0h10

img
Crédito: Freepik

A pandemia impulsiona a ajuda mútua, cooperação, compartilhamento e a solidariedade entre empresas pequenas e médias.

Há diferentes formas de cooperação mútua que empresas ou comunidades podem instituir. A cooperação econômica e a ajuda mútua são soluções num momento de dificuldade de acesso ao capital. O associativismo e o cooperativismo são algumas que têm como resultado atender metas em comum, e são constituídos para servir a coletividade e partes essenciais para reunir pessoas com objetivos em comuns. A diferença entre estes é que o associativismo são organizações que tem como fim a que se destina a assistência social, educação, cultura, defesa de interesses de classe etc, enquanto o cooperativismo tem finalidade econômica e todos são donos. Representam o associado que fazem compras coletivas de interesse em comum.

O associativismo e o cooperativismo são algumas das forças de ajuda mútua que servem para alcançar resultados coletivos em cooperação mútua, solidariedade, etc. através de trabalho e benefícios de objetivos em comum.

Por força da pandemia, grupos de empreendedores se reúnem para suprir o necessário à subsistência das empresas e manter o pagamento em dia.

O associativismo tem sido útil como meio de organizarem as pequenas e médias empresas para a compra coletiva, enquanto as grandes empresas automatizam este processo. As pequenas e médias empresas estão agrupando em um número significativo para crescer a produtividade e gerar economia. A associação torna mais fácil a negociação coletiva com os fornecedores e obtém um bom preço.

Unem-se para reduzir custos mantendo a qualidade, dividindo espaço de trabalho e fazendo compras coletivas, além de ter criado um esforço estratégico para redução do custo e compartilha dos recursos quando se trata de pequenas e médias empresas.

Grupos de empresas formam parcerias, automatizam ou constituem associação para compras em comum, dividir espaço de trabalho, porém são de negócios relacionados, pois se forem heterogêneos é difícil dar certo.

Outro caminho é ser constituída uma associação como exemplo de união de empresas pequenas e médias para contribuir com conquistas coletivas. Dessa forma as empresas se juntam para adquirir um determinado item que termina em grande quantidade para todas as outras. Também consolida a solidariedade para organizar e ter benefícios em comum, parceria com agencia de apoio, empresa com CNPJ que pode cooperar com as compras em comum, compartilha de equipamentos, partilha de aluguel, diligencia para que se realize a cooperação técnica e cultural etc.

Porém sofrem alguns problemas, como estoque que é colocado numa empresa e a retirada demora, atrasos no pagamento, acham algum meio de resolver é o que se diz etc.. Compram a matéria prima entre si com os que fazem parte da associação e chama de “cooperar com a concorrência”. Isto não atrapalha, dizem.

A concorrência entre as empresas comuns que se sujeitam a disputa entre coisas, provocam a formação de um “grupo de compras”, ou melhor, união entre concorrentes para negociar a compra. Este grupo é um meio de ajuda mútua entre as empresas pequenas e médias. As empresas se unem em cooperação sem analisar com atenção e minúcia a receita, mas discutem o resto. Outro exemplo é a “negociação coletiva” em que cada um compra em nome da empresa com os fornecedores e obtém preços mais reduzidos do que no mercado.

O cooperativismo estabelece as bases do socioeconômico em grupos de pessoas que se unem para organizá-la e cumpre com o maior dever social; gerar trabalho em cooperação econômica e compartilha de recursos. É uma organização socioeconômica que se reúne um grupo de pessoas que querem cooperar entre si e formar a sua empresa (cooperativa) a fim de ter o desenvolvimento econômico em busca de soluções para problemas em comuns. Organizam-se num união para reduzir custos, compartilhar os recursos, eliminar o intermediário e assim formar um preço justo.

É preciso prover do necessário para a subsistência das empresas que adotam a ajuda mútua como solução para os momentos de crise socioeconômica que vivem consequentes da pandemia. Volta o lema da “união faz a força”.

O cooperativismo e o associativismo podem ser úteis num momento de crise em que estão vivendo, consequência da pandemia.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail