ESG orienta rotas melhores 

5 de maio de 2022 às 0h26

img
Crédito: Freepik

No mercado de transportes, foi-se o tempo em que os critérios que atestavam a reputação de uma transportadora se concentravam, exclusivamente, no menor valor e no melhor tempo de entrega. Observamos, hoje, marcas sendo cobradas por sustentar compromissos que deem conta de abarcar toda a complexidade que envolve as temáticas de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance). Afinal, a agenda ambiental, social e de governança, mais do que discursos, pede ações práticas, robustas e urgentes.

Vivemos um momento em que as pessoas começaram a se atentar para o impacto que as ações humanas têm desencadeado no mundo. Relatórios de clima, divulgados em 2021, por exemplo, sinalizam como estagnamos em alguns indicadores e retrocedemos em outros. O tema, mais emergente a cada dia, escancara a necessidade de atitudes reais e em curto espaço, caso queiramos receber outras respostas da natureza, diferentes das que temos visto até aqui, com chuvas, incêndios e desequilíbrios ambientais que afetam a todos nós.

No mundo corporativo, o contexto ambiental, social e de governança tem pautado prioridades financeiras. À medida que o mercado observa grandes empresas – com ações listadas na bolsa de valores -, terem destaque por desenvolver iniciativas ancoradas em ESG, o movimento começa a ganhar capilaridade, despertando outras companhias a fazerem o mesmo.

Uma pesquisa da Deloitte, por exemplo, divulgada em março deste ano, mostra que 83% dos executivos do nosso País passaram a ter preocupações com as mudanças climáticas. Seja qual for a motivação, comprovamos como as práticas ESG têm feito cada vez mais sentido para o mundo e são excelentes termômetros para medir quão salutar tem sido a relação das empresas com seus públicos.

É interessante olhar para a história da Patrus Transportes e perceber que, muito antes da sigla ESG ganhar a atenção das organizações, o pilar social já estava em nosso DNA. A partir de 2008, por meio da criação do Imap (Instituto Marum Patrus), a Patrus Transportes formalizou e expandiu seus investimentos e ações na área social, acolhendo o público interno da companhia, o público externo e as comunidades em mais de 85 filiais onde a empresa está, em 10 estados brasileiros.

A partir dessa e de tantas outras iniciativas, experimentamos também o reconhecimento por meio de certificações importantes. Contabilizamos até aqui 40 prêmios de sustentabilidade e mais de 150 prêmios como Melhor Transportadora. Pelo segundo ano consecutivo, estamos entre as Melhores para o Brasil, e no próximo mês de maio, completaremos 4 anos como empresa certificada pelo Sistema B. Carregamos o orgulho de ser a primeira transportadora de cargas do mundo a obter a certificação.

Na governança corporativa, formamos a estrutura organizacional a partir da composição de um conselho consultivo com profissionais do mercado. E neste momento, estamos contratando uma auditoria dentro das Big Five – a Grant Thornton -, para auditar nossos processos. 

Assim como fomos influenciados em nossa trajetória com os pilares de ESG, trabalhamos também para influenciar nossos fornecedores e o mercado do qual fazemos parte. Essa é a convicção de promover uma rota cada vez mais inteligente e positiva para todos.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail